Daqui. |
Foi em 2 de junho de 1914, que por intermédio dos jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire, surgiu a espetacular ideia de fundar o clube Ceará, que antes atendia pelo nome de Rio Branco Foot-ball Club.
Tudo eclodiu durante um encontro no Café Art Noveau, na Praça do Ferreira (Fortaleza-CE). Ali eles marcaram uma reunião na casa do Luís Esteves e convidaram outros amigos para debater a ideia. À titulo de curiosidade, vale salientar que a histórica reunião contou com a participação de 24 pessoas, dentre elas: Newton Rola, Walter Barroso, Bolívar Purcel, Aluísio Mamede, Orlando Olsen, Raimundo Padilha, Ninito Justa, Meton de Alencar Pinto e vários outros.
Daqui. |
Ainda à título de curiosidade e que deve ser a dúvida de muita gente que escuta o nome ''Vozão'' relacionado ao Ceará Sporting Club, mas que não sabe de onde veio o termo. Vou tentar explicar: É que os jogadores do América costumavam treinar no campo alvinegro, isso lá por meados de 1920, e o presidente do Ceará na época, Meton de Alencar Pinto, passou a chamá-los de "meus netinhos", se auto-intitulando "Vovô". E ainda tinha gente pensando que o tão famoso apelido (Vovô/Vozão), fazia a referência ao fato do clube ser o mais antigo do Estado... Risos!
Soldado Dimas. |
Nem sei dizer quando esse amor começou. Minha mãe é torcedora desde criança e eu, desde que me entendo por gente (pelo visto, não faz tanto tempo assim, #brinks). Então, tem até quem diga que foi minha mãe que fez lavagem cerebral na minha cabeça, para que eu torcesse Ceará, mas lógico que não foi isso que aconteceu. Ela sempre me deu liberdade e apoio para com as minhas escolhas. Mas óbvio, que eu tinha que escolher o melhor e maior clube do Estado, né?
Eu na Arena Castelão para semi-final da Copa do Nordeste 2013. O resultado não foi favorável para nós, mas valeu a incrível festa da torcida alvinegra. |
Mas, o que eu sei mesmo, é que apesar de todos os pesares, o meu Ceará eu não deixo de forma alguma e muito menos nego o manto sagrado. Seja nas vitórias, empates, e principalmente, nas derrotas, eu jamais abandonarei o meu Vozão. Porque aqui o amor é único e puro. É amor que tenho consciência que vai durar por mais 99 anos anos e olhe lá, que até disso poderá passar.
OBS: Fonte de pesquisa no site oficial do Ceará e aqui também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)
OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!
Obrigada e volte sempre! ;*