Campanha: #DEScompliqueoBullying

terça-feira, 23 de outubro de 2012


Olá pessoas bonitas, sou eu Vick, ou melhor, tia Vick dando o ar da graça pelo blog novamente. Estava afastada por vários problemas e falta de tempo e também de criatividade (risos). Como vocês estão, hein queridos?




Eu decidi mais uma vez trazer um tema de grande polêmica na sociedade. O Bullying! Primeiro vou trazer umas definições e algumas coisas que o assunto gera nas pessoas, e depois vou passar a vocês a minha proposta em relação a isso.

Segundo o Brasil EscolaBullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

Bullying se divide em duas categorias: a- bullying direto: que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b- bullying indireto: sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Não esquecendo que existe outro gênero, afinal, como se não bastasse a perseguição em escolas ou locais de trabalho alguns decidem atacar pela rede mundial de computadores a nossa amada INTERNET.

E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento e torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados de cyberbullying. Aqui, no Brasil, vem aumentando rapidamente o número de casos de violência desse tipo. 

Segundo uma reportagem da Revista Escola, três motivos que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional:

- No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo.

- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem.

- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor (es), o que aumenta a sensação de impotência. 





A maioria das pessoas já sofreram bullying, inclusive eu mesma. E vários famosos já expuseram suas experiências e causas em relações a isso. Em um post passado falei sobre cutting e sobre a superação da Demi Lovato, que é um exemplo. Vale ressaltar que o cutting, depressão são algumas das consequências do tal bullying.

Minha proposta é simples e espero que você entre nessa ideia comigo e com a Herlene, dona do DEScomplicando. Mande uma foto sua com alguma plaquinha, trecho de música, ou mesmo com a tag #DEScompliqueobullying para des_complicando@yahoo.com.br e durante vários dias irei fazer post's em relação à músicas,  histórias, campanhas falando sobre o assunto e queremos a colaboração de todos, pra mostrar que aqui no blog, os leitores são preocupados com esse ato de crueldade. Vamos usar da internet e dos nossos contatos pra ajudar com que isso seja amenizado.

Você pode mandar sua foto, seguida de uma história que você conheça sobre o tema, pode ser a sua (caso não ache exposição) ou de um amigo. As fotos e os depoimentos serão divulgados no blog, numa forma de mobilização social ainda maior.
Deus nos ama igualmente,  não custa respeitar o próximo.

Cor de pele, sexualidade, tatuagens, cabelo, religião, ser gordo ou magro...
Pra que tanta atenção com essas coisas? Por que não se preocupa com caráter, hein?
Entrem nessa com a gente, pessoal.
Deus abençoe a todos. No lies, just love.











2 comentários:

  1. É de iniciativas assim que o mundo precisa. Gostei muito da ideia e quero muito participar. Parabéns de verdade. Esté é um assunto sério que precisa ser tratado da mesma forma.

    http://gabipuppe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal essa iniciativa goste!
    http://imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...