Selo DEScomplicando de Qualidade: O Sócio.

sábado, 4 de maio de 2013


Enquanto segurava o controle remoto e ia vendo a programação da tevê, que por sinal, é umas das coisas que mais gosto de fazer quando não estou quebrando a cabeça com trabalhos ou estudos em geral da faculdade, me deparei com o título ''O Sócio'' e fui lá conferir a sinopse e logo associei aquela produção à uma disciplina que estou tendo neste semestre, que é Introdução às Práticas da Comunicação. Afinal, o filme mostrava, claramente, que iria falar de empresas e tudo mais, então resolvi assisti-lo, para depois ter a oportunidade de comentar sobre o mesmo com a minha professora e o restante da turma, pois é mais ou menos essa linha de raciocínio que tratamos na disciplina. 

E a medida que ia captando a mensagem por detrás de cada cena do filme, é que notei que a temática ali envolvida, não dizia respeito apenas ao mundo efervescente das finanças. O buraco era muito mais embaixo, se que podemos assim afirmar. Percebi que ''O Sócio'' trazia em si um caráter de extrema reflexão ao abordar o machismo empresarial de maneira tão escancarada. 


A personagem Laurel Ayres, vivida, pela mais que conhecida e talentosa, Whoopi Goldberg, é analista financeira à espera de ascensão na empresa em que trabalha - e na sua carreira, consequentemente - tão dominada por homens, mas ela acabando  tomando uma ''rasteira'' de um colega de emprego, diante uma uma grande promoção. 

Sem encontrar outra alternativa viável, Laurel pede demissão e começa a se dedicar, inteiramente, à uma ambiciosa empreitada: montar a sua própria firma. Mas não é tão simples quanto parece. E se hoje em dia, tal ousadia ainda sofre com obstáculos idiotas, imagine para um filme contextualizado em plena década de 90? Uma mulher, querendo participar de um universo tão fechado dentro de si mesmo e repleto de preconceitos de gênero era coisa de outro planeta. Mas nada disso foi razão para que Laurel desistisse de tudo que havia sonhado à tanto tempo. Por vezes, ela titubeou, haja vista, que não é fácil encarar diversos não's, mesmo tendo a consciência que você é, perfeitamente, capaz de desenvolver a atividade de um homem naquele ramo ou em qualquer outro.

Vou parar por aqui, antes que eu conte o filme inteirinho. Só vale ressaltar ainda a importância da análise dessa produção diante algumas questões relevantes: Por que os homens possuem ''mais créditos'' na hora do fechamento de negócios? O que dizer de uma mulher, que é obrigada a criar um homem, para que só assim, possa ser levada à sério de verdade? 





Por ser tão incrível e possuir tantas doses de questiomentos, o filme ''O Sócio'' recebeu o Selo DEScomplicando de Qualidade de hoje. E se você tiver alguma sugestão de filme, série, banda ou seja lá o que for, e ache que mereça receber também este selo, basta me dizer nos comentários desse post. Espero que tenham gostado e até a próxima. Beijos!










4 comentários:

  1. Eu já vi esse filme passando na TV mas nunca parei pra assistir. Mas parece interessante, Whoopi é uma ótima atriz.
    Muito legal esse selo, adorei a ideia rs

    Beijos flor,
    sombradosdezoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o título, mas achei realmente interessante.

    ResponderExcluir
  3. eu não conhecia esse filme, mas gosto muito dos filmes dela :c

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, gostei da sinopse que você montou, parece interessante, vou assistir esse filme qualquer dia! Esse selo *.* kkk

    beijos!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...