A benção dos que se conformam.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Seja diferente! É mais legal, viu?

A humanidade pode, ''facilmente'', ser dividida em: Pessoas inconformadas ou conformadas. E quem seria capaz de distinguir uma da outra, sem cometer nenhum equívoco? Mas vou logo avisando: Não é apenas o prefixo ''in'' que faz toda a diferença. Visto que a dicotomia em questão não é tão superficial quanto parece e envolve fatores que vão muito além da mera ortografia.

Há quem ouse acreditar que ser inconformado, por exemplo, é coisa de gente feia, infeliz e sem expectativas de um futuro promissor.  Mas que tristeza é saber que tem gente que insiste em pensar assim, dessa maneira tão grotesca, estereotipada e limitada.

Ser inconformado, como a maioria das coisas da vida, é uma moeda de duas faces, uma faca com dois gumes, uma via de mão-dupla. E ressalto que não vejo nada de errado no fato de alguém escolher ser inconformado, porque o problema, na realidade, está nessa gente que não é inconformada com nada. Gente que deixa as injustiças do mundo passarem por entre seus fios de cabelo e que logo abaixa a cabeça, sem sequer bater o pé ou ecoar um grito de ''basta'', não desce pela minha goela. E de pessoas assim é melhor manter distância.

A jornalista e escritora, Danuza Leão até já deixou claro, em um de seus inúmeros textos, que não se conformar é uma maldição. E enveredando por tamanho raciocínio, o conformismo poderia ser visto como uma espécie de benção, isso sim. Afinal, se fazer de indiferente e não se revoltar diante das atrocidades mundanas, poupa estresse e ainda deve fazer um bem danado para a pele.

Não sei dizer se o conformismo acontece por recomendação médica, nem sei se possui eficiência terapêutica comprovada, mas o que é possível perceber é que, cada vez mais, as pessoas estão aderindo à prática do ''me conformei e que se exploda o mundo''.

Ser conformado até pode ser coisa de gente quer levar a vida no ritmo de ventos mais suaves, mas não sei se confio nessa perspectiva. Haja vista, que o conformismo com o qual me deparo diariamente está mais com cara de ''só o meu mundinho importa e não quero saber de mais nada'' e também aparenta ser amigo íntimo do comodismo.

O conformismo nos fazer padecer bem antes do fim. É prático, simples, rápido e indolor, mas não cessa a minha sede de luta, a minha ânsia por revolução de mentes. É barato, mas silenciar custa muito caro. O conformismo não me satisfaz, mas se ele satisfaz você, já podemos chamar isso de maldição.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...