Violência, a praga da humanidade

sábado, 4 de dezembro de 2010



Todos tomaram conhecimento do caos que se alastrou no Rio de Janeiro nas últimas semanas. Medo de sair na rua, medo até de ficar em casa. Pânico, terror, uma verdadeira guerra. Alguma medida não agradou os chefões do tráfico. Algum acordo foi quebrado. O que foi suficiente para que ataques fossem iniciados. O resumo dessa história, vocês já viram e leram em diversos meios de comunicação. Nosso debate vai um pouco mais além.
É coisa apenas da minha cabeça, ou foi realmente preciso tudo isso acontecer na Cidade Maravilhosa (na maioria das vezes, apenas para os turistas) para que as autoridades INcompetentes percebessem o quão alto está o nível da violência nos dias atuais? Por que o problema só é identificado e tem a devida importância, quando as vítimas já estão calejadas de tanto sofrimento? Claro, é bonito para que eles (políticos) saiam nos telejornais e pensem que ficaram com a fama de ‘’salvadores da pátria’’. Grande engano. Ainda bem que a população já está especialista nisso e sabe reconhecer os verdadeiros heróis.
Heróis são aqueles que escolheram como missão de vida, proteger a vida de outras pessoas. Aqueles que se colocam entre o fogo cruzado e não os que estão de terno e gravata, sentados em seu escritório com ar-condicionado. Sem dúvida, os moradores das áreas dominadas pelo tráfico, sabem muito bem essa diferença.
O momento está mais calmo. Não seria total erro, se pensarmos que será assim para sempre. E isso não é conto de fadas, é vida real. E os que foram os ‘’donos do pedaço’’ por mais de 30 anos não vão deixar barato assim e abandonar o quartel general do tráfico bilionário de drogas por muito tempo. Todo grande acontecimento que chega à mídia, uma hora é esquecido e tudo volta ao que era antes. A velha e eterna opressão. Isso ainda pode ser reduzido, basta que o combate a violência seja uma meta de todos nós. Vamos fazer a diferença que queremos para mundo. Não podemos nos calar. Não importa quem for, merecemos e precisamos da tão sonhada PAZ.     

8 comentários:

  1. É isso que mata.. daqui a um mês tudo volta como antes, a mídia esquece e a história se repete!

    OREMOS!

    ResponderExcluir
  2. O que doi e ver as emissoras de TV ganharem rios de dinheiro com IBOPE mostrando tragédia e o governo do Rio posar de eficiente, depois de abandonar por 30 anos a Cidade "Maravilhosa".

    Parafraseando um autor norueguês antigo, "o Brasil é um país que não existe".

    Gde beijo, ótimo texto como todos os outros!

    ResponderExcluir
  3. Realmente. Acho triste os playboyzinhos falando sobre alcançar a PAZ, descartando lixo reciclável e usando drogas. Acontece aos rodos por aí. Acredito numa sociedade formada de baixo para cima, de dentro para fora. Em uma mudança autêntica onde se descobre as poucos que o mundo está mudando para melhor ao invés de mostrar logo as caras com mudanças drásticas. Lembro-me, há dez anos atrás como eram desprezíveis os organizadores de raves que apregoavam para que os frequentadores guardessem as bitucas de cigarro em potinhos (razões ecológicas), mas todos consumiam drogas. Odeio hipocrisia e somente hoje, que sou adulta, percebo que minha adolescência foi cercada de hipocrisia. O mundo continua assim. Que tal mudarmos as pessoas antes de mudar o mundo.
    Abaixo o uso social de drogas.
    Abaixo o tráfico e violência.

    ResponderExcluir
  4. Realmente um belo texto, mas o que vai salvar o Rio não é a polícia, e sim atitudes sociais.

    ResponderExcluir
  5. Claro. Polícia só serve para ''acalmar os ânimos''. A mudança não acontecerá quando as atitudes sociais fundamentais forem tomadas.

    ResponderExcluir
  6. O filme TROPA DE ELITE tem grande mérito pelo o que está acontecendo, despertou o orgulho de ser do BOPE nos heróis daquele Polícia. Despertou o "ei, eu não sou como diz o filme" no Secretário e no Governador daquele Estado. Descobriu que o Brasil é carente de Super Heróis, agora pelo menos temos os Capitães Nascimento, eles existem! Vamos torcer para que tudo o que está acontecendo não pare, que prossigam as buscas e apreensões, o resgate daquela Cidade tão linda que é o Rio (que eu adoro). Que isso seja só o começo de um novo amanhã para os Cariocas e para o Brasil.
    Bjk!!!!

    ResponderExcluir
  7. Com sempre belo texto Herlene Santos...

    Pior que isso é vida real e infelizmente alguns "heróis" estão metidos até o cabelo com esse mundo escuro do crime organizado,denuncias de policiais roubando e extorquindo morados e traficantes...

    Fora o poder público,que se esconde atrás de acontecimento como esse e querem ganhar os "louros da vitória"...

    Me pergunto pq essa operação não foi feita antes da eleição?
    Medo?

    Tem uma música do Legião Urbana,que sempre ouvia um primo escuta que dizia mais ou menos assim "A violência é tão fascinante..."

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...