O ''monstro'' do Vestibular vai atacar

sábado, 8 de janeiro de 2011


Você nasce e quando é criança, a única coisa que precisa se preocupar é em brincar mais e mais. Na maioria das vezes, é com 3 anos de idade que te obrigam a socializar com outras crianças em um lugar estranho chamado escola. Mas na educação infantil você também não faz nada. Se estiver em casa é para brincar e se está na escola brinca de novo. Só que o tempo passa e você vai crescendo, o número de aulas e deveres para realizar em casa também aumentam. A responsabilidade passa a fazer parte da sua vida, mesmo que alguns não façam uso da mesma constantemente.
Então, você chega ao ensino fundamental. Agora a história é outra. É preciso aprender a estudar, a se dedicar. Lembro muito bem de todos os meus professores e professoras. Foram pessoas que não me ensinaram apenas as disciplinas base, mas dedicaram a mim, momentos para que tomasse nota de lições para toda a minha vida e deles, eu vou me lembrar quando tiver alcançado a maioria  dos meus objetivos. Foram mais do que mestres, foram meus amigos e amigas. Nunca precisei bajular nenhum para conseguir nota, pois o respeito de ambas as partes é algo essencial para uma boa caminhada escolar. Mas, voltemos ao assunto.   
A época de criança já passou e você precisa tomar conhecimento do que deseja para o seu futuro. Precisa entender que existe momentos para se divertir com amigos e família e existem os momentos para estudar sério. O tempo perdido é tempo que será altamente cobrado depois.
Chega à vez de viver o ensino médio. Pronto, você está pensando que é adulto(a). E isso não é bem verdade. É apenas uma etapa existencial que está perto de ser concluída, mas ainda existe muito chão a pisar. Você se torna um robô, que necessita respirar estudo ou então já era.  Primeiro e segundo anos do ensino médio vão passando e você vai percebendo que a corda está apertando cada vez mais para o seu lado. E o medo do vestibular passa a ser mais frequente e para mim, a tendência é cada vez piorar, porque neste ano irei iniciar o terceiro e último ano dessa etapa. Vejo-me no final de 2011, chorando muito por estar deixando a escola, mas espera ai, ainda estamos em janeiro, não posso sofrer por antecipação.
Confesso que ao longo desta minha curta vida, o vestibular foi algo que esteve sempre presente no meu pensamento, mas agora que está tudo se aproximando, parece que me deu um branco nas decisões a serem tomadas. Isso é arte da maldita ansiedade.  Como agir? A quem pedir ajuda? O jeito é aprender a andar com as próprias pernas, mesmo que isso aparente ser algo impossível.
Escolher um curso que eu goste? Ou escolher algo que irá me fazer lucrar futuramente?  Estas são as questões mais complicadas neste momento. Muitos por exemplo, escolhem Medicina ou Direito, apenas pelo dinheiro. Claro, que outros possuem prazer em fazer esses cursos. O que creio que seja o certo. Você deve ter amor no que está fazendo, ou então passará o resto da vida infeliz profissionalmente. Lembrando que faculdade feita, não é sinônimo de emprego garantido. A concorrência é grande e você deve ser o melhor na sua área. Sei que não está a fim de perder vaga para aquele que lá atrás não perdeu tempo bagunçando em sala de aula. É melhor dedicar-se agora para não sofrer com as conseqüências mais tarde.  E não adianta tanto pavor por causa do vestibular, ele é apenas mais uma provação sobre o que você sabe. Então diz isso para a minha mente em crise de nervos. E não existe outra solução para destruir esse monstro terrível. O remédio é ESTUDAR MUITO.

12 comentários:

  1. Muito bom texto. Nesta hora remédio realmente é esse; estudar, estudar e estudar.

    ResponderExcluir
  2. Como eu sempre digo: "Tem que estudar até sair sangue dos olhos". Mas relaxa, depois do vestibular, PIORA!

    ResponderExcluir
  3. Estudo é a luz da vida.
    Ótimo post.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca precisei muito de escola pra formar minha base educacional, porém acho necessária e essencial na vida de qualquer pessoa. Mesmo eu não aceitando o Vestibular como método de seleção de alunos, infelizmente vai ser assim por um bom tempo.
    Tudo na vida é feita de desafios, e com certeza você conseguirá superar este. E daqui uns 10 anos, vai ler o mesmo texto e vai perceber, que tudo aconteceu, como deveria ser...

    ResponderExcluir
  5. Ainda ainda bem que já passei dessa fase!
    Boa sorte *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre fui de estudar pra caramba na escola (com essa cara de CDF...) e na hora de prestar vestibular percebi que aprendi praticamente "nada"... tá, estudava numa escola ruim pra caramba e se até hoje não passei foi por falta de esforço, admito.
    Espero que a senhorita tenha mais sorte e principalmente consciência na escolha de sua carreira e que realmente ESTUDE pra valer.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. VC tem que estudar muito pra prestar uma prova, para entrar numa faculdade e... ESTUDAR. Curioso, não? haha

    ótimo texto!

    ResponderExcluir
  8. A ansiedade diante das escolhas é absolutamente natural. A falta de controle é o que bota tudo a perder.
    São dedicados anos de estudo, acho realmente absurdo que alguém ainda pense só no bolso na hora de escolher a profissão.Isso justifica os péssimos profissionais soltos por aí...
    Adorei o texto, você fez uma análise interessante desse momento de escolha da profissão...
    A palavra de ordem é ESTUDAR, não esquecendo que os exames atuais exigem mais que fórmulas decoradas ou a história bem contada e memorizada dos livros didáticos. É preciso SER CRÍTICO, TER IDÉIAS... Nos dois aspectos (estudo e criticidade), ainda bem que o vestibular não será nenhum "monstro" pra você!!!
    Parabéns pela postagem, amei!!!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...