É real... Está logo ali

quinta-feira, 10 de março de 2011

Desde o início dos tempos, as crianças são exploradas do nascer até o pôr do sol. Cada minuto de seus momentos de inocência é roubado por adultos sem um pingo sequer de compaixão, solidariedade ou amor ao próximo. Esses pequenos trabalhadores são obrigados a cumprir uma jornada de trabalho que nem mesmo o mais forte dos homens, aguentaria sem desabar de tanta exaustão. Possuem um período mínimo para o qual seus patrões chamam de ‘’descanso’’, mas que na verdade, trata-se de um intervalo para que nenhum dos empregados se sinta completamente impossibilitado de voltar ao que estava fazendo antes e que tenha as devidas condições de produzir em maior quantidade e em menos tempo.
O trabalho infantil era e ainda é importante para os grandes proprietários, pois significa gastar pouco com mão-de-obra barata, que está à margem de seus direitos, e lucrar consideravelmente. Combinação perfeita que faz com que os olhos dos poderosos brilhem, só em imaginar o dinheiro que poderão ganhar.
O contingente de crianças nessa espécie equivalente ao trabalho escravo não é algo que pode ser resolvido de uma hora para outra ou simplesmente ignorado. A situação deplorável em que crianças e adolescentes são encontradas é um gigantesco obstáculo para o desenvolvimento de toda a humanidade. Mais do que isso, o trabalho infantil é uma ferida que corrói os pilares de uma sociedade saudável. Mas essa é uma doença que pode ser superada, basta que as pessoas se façam presentes e ajudem de maneira concreta e verdadeira.
Para reverter o caos da exploração física e psicológica desses inocentes é fundamental que aconteça uma séria reestruturação no sistema educacional, pois é através deste caminho que essas crianças seguirão a diretriz para o conhecimento sobre o mundo que está ao seu redor. Só a educação voltada para o bem é que será a salvação desses pequenos. Mas este não é o único meio para solucionar tal problema. As famílias deverão ser a base para eles. Pois como uma árvore que cresce exuberante junto ás suas raízes que estão firmes ao solo fértil, uma criança só consegue alcançar seus objetivos e sucesso pessoal quando seus parentes são indivíduos que podem servir de exemplo para que as mesmas saibam como seguir em frente sem desistir jamais.
 São necessários inúmeros pontos que deverão ser estudados e analisados para que o trabalho infantil seja um mal considerado do passado. Até lá, vamos fazendo nossa parte, compreendendo que tal problema, influência mesmo que de forma indireta, a vida de todos. E como elas são o futuro da existência dos seres humanos, esses pequenos cidadãos merecem respeito e atenção. São carentes de afeto e se esta atitude fosse tomada com maior frequência, tudo ficaria bem mais simples e fácil.

 Lugar de criança é ao lado de sua família, brincando e frequentando a escola. Uma vida cheia de amor e respeito.

4 comentários:

  1. divino *-* como sempre você escreve de uma forma lindamente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  2. Esse tema é realmente mto importante, e precisa de mais destaque. Parabens por abordar!

    Gde beijo

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua abordagem sobre o tema, tão atual e vergonhoso. Você tem uma visão bem crítica sobre esse assunto e gostei muito da maneira que você expressou sua indignação. Faço das suas palavras as minhas e seu texto está excelente, como sempre.
    Ah, a maioria dos trabalhos escravos infantis, por trás tem pais exploradores.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos carinhosos comentários de vocês =)

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...