Luta Diária.

domingo, 23 de setembro de 2012



Não é que eu tenha acordado em uma bela manhã de sol e tenha dito pra mim mesma: ‘‘A partir de hoje, não comerei mais nada, porque quero emagrecer’’. Longe disso. As coisas, simplesmente, aconteceram. Lembro-me de quando tinha uns 8 anos de idade, mais ou menos, e desfilava por ai com uma daquelas barriguinhas fofas e gorduchinhas de criança, sabe? Acho que na época, eu não curtia muito uma barriguinha daquele jeito, mas hoje em dia sinto saudades desse tempo, em que eu era mais saudável e não tinha essa aparência tão moribunda que tenho hoje.

Não sei mais o que fazer, mas também nem sei, se algum dia fiz algo. Dizer-me pra comer, não vai me fazer engordar, como que por um milagre. Não consigo comer direito. Confesso, que quando estou com um prato de comida na minha frente, comidas daquelas bem saborosas mesmo, parece que tenho toda a fome do mundo, mas depois de umas poucas garfadas, essa fome desaparece e me sinto cheia, recheada como um leitão (por mais que não esteja na realidade). Odeio isso. Querer comer mais, ter fome e meu estômago não suportar mais nada. Acho que ele está diminuindo. É como se minhas estripas estivessem dando nós umas nas outras. Sempre me contaram que minha bisavó morreu de estreitamento do estômago. Tenho medo de ter o mesmo fim que ela.



No último sábado, me pesei em uma farmácia qualquer dessa cidadezinha do interior, e para qual foi minha surpresa, percebi que havia engordado. Umas 500 gramas, mas já é alguma coisa. Estou agora com 43 quilos fechados. O que é pouquíssimo, se comparado à minha altura de algo mais que um metro e cinquenta centímetros. Creio estar longe do meu peso ideal, mas isso é só um começo. Travo uma luta diária entre mente e corpo. Entre lucidez e devaneios. Espero que o lado consciente possa vencer.

Não sei se vocês conseguem captar meu sentimento de culpa, mas ele está aqui e só cresce. Não consigo recordar-me como as coisas ganharam tamanhas proporções. Não sei se foram as perdas de entes queridos, as doenças e conflitos que assolaram minha família no decorrer desses anos... Só sei que adoeci junto. Tornei-me este esqueleto ambulante que paira por ai, sem rumo, sem saber o que fazer de si própria.

Clamo por uma chance. Pela chance de ouro para clarear as ideias e tomar uma atitude. Minha saúde só depende de mim, e da minha força de vontade em querer recuperá-la. Mas onde está essa força? Em que esquina a perdi? Foi-se embora junto com meu peso?











20 comentários:

  1. Bem, comigo é o contrário como tu bem sabe. Mas, acho que tanto contigo e comigo, isso é algo psicológico. Lembrando que não é sinônimo de loucura, ou algo do tipo quem recorre á esta ajuda. Já ultrapassamos esse tabu. Mas, há casos em que está ajuda especializada nos ajuda e muito. Acabamos desvendando assuntos, pessoas, e momentos marcantes, que fizeram tipo um bloqueio conosco. Dificuldade de se relacionar, isolamento, um sentimento oculto, uma lembrança, um medo, tudo isso provoca a mudança alimentar. Seja ela aumentada, como quem vem a suprir a falta de algo, e desconta na comida, uma ansiedade descontrolada, crises familiares, ou, um trauma do passado. E, também, a diminuição do alimento, vaidade, ou medo de algo que se ouviu, viu ou viveu. Tudo isso, com a ajuda de um psicólogo e demais ajudas, podem lhe ajuda Herlene, de coração, faça á mudança naquilo que deseja mudar, não sabemos o dia de amanhã, por isso, lute para alcançar o que deseja, fica com Deus (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que quando a mente está debilitada, isso acaba transparecendo por fora. Os fatores que fazem com que a pessoa fique gorda ou magra demais, são inúmeros. Não se restringe só a comida, disso eu entendo.

      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Passei pelo mesmo problema anos atrás, tinha 15/16 anos. Ganhei apelidos, mas não me incomodei. Perdi namoradinhas, aliás não as tive. Mas é fase, é de idade, metabolismo acelerado, vida corrida. Com o tempo tudo se torna mais atrativo. Semana passada fui chamado de gordo por uma ex-aluna, sorri. Coisas da vida

    ResponderExcluir
  3. Há uns anos atrás sofri algo semelhante, apetite não tinha, mas tinha um metabolismo mais acelerado que uma Ferrari. Com 1,70 pesava menos que 50kg, lutei judô e fui campeão mesmo sem lutar, pois não haviam tantos adversários com meu peso. Tinha meus 15 anos, as namoradinhas me faltavam, não tinha sequer beijado. Ganhei apelidos, mas não me incomodei. Até hoje sou simpático a quem ainda me chama de Espetinho. Com o tempo as coisas fluem. Semana passada fui chamado de gordo por uma ex-aluna. Sorri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu consolo é que isso PODE SER, só uma fase mesmo e que depois de um tempo, passa. Temo por não aguentar até lá, mas mesmo assim, valeu por demais pela sua força.

      Excluir
  4. Lene, lembro de quando tinha esse peso e o médico disse: ou tu come direito ou tu morre. Eu comi. Na marra. Chorando. E engordei. Até demais.
    Mas você vai conseguir. Engordou 500 gramas, não foi? Então. Está indo pelo caminho certo, guria.
    Mas... tu já se consultou? Pode ser que isso seja do sistema nervoso também. Mesmo.
    De qualquer forma, postar isso no blog já é um grande passo. E tu sempre terá o meu apoio e conselhos, afinal, já estive dos dois lados da balança antes de conseguir meu equilíbrio.
    Força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia, tu é um exemplo pra mim. Pela tua força de vontade, determinação... Ainda não me consultei não, tenho receio do que o médico possa falar, sei lá. Muito obrigada pelo apoio <3

      Excluir
  5. Saúde é um assunto complicado e meu problema passeia perto de você. Desde que me lembro por gente (e isso é sério), como miojo todos os dias no almoço. Ou comia. Há alguns anos, passei a ter crises de vômito depois de comer massas. Depois, passei a ter refluxos (vomitar também, haha) se comesse antes de uma hora depois de acordar. Agora, milênios depois, perdi 4 quilos, vivo fraco e não posso comer pizza, nem lasanha, nem pão com queijo e presunto. Tô vivendo de peito de frango grelhado, couve, alface, pepino e arroz. Por tempo indeterminado. A saúde sempre esteve perto de mim, sempre tive chance de comer feijão ou batata sem ser frita. Fiz a escolha mais fácil e o resultado está aqui, um buraco no estômago. Que lindo, né? wtf

    @enriquecoimbra, direto do site "Discípulos de Peter Pan".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enrique, fico muitíssimo feliz, que você tenha se sentido seguro em contar sua problema alimentar aqui (isso vale também para todos que estão fazendo o mesmo) Quando a gente fala mais abertamente sobre isso, parece que peso diminui. Mas para conseguirmos vencer de verdade, ainda falta muito o que caminhar...Estimo suas melhoras e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Força Lene!
    Não vai ser da noite pro dia que vais comer um pratão à lá pedreiros, mas vai te forçando um pouquinho mais a cada dia. Tem um punhado de gente aqui te apoiando!

    Beijos,
    santaironia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela força, Vic \o
      Meus leitores são maravilhosos mesmo.
      Agora, mais do que nunca, tenho consciência disso.

      Excluir
  7. ai, eu acho que tenho problema, porque eu me acho muito gordo, muito mesmo, e peso uns 63 quilos, queria pesar menos que isso... ahh eu não sei o que se passa comigo...
    mas força amiga! você vai conseguir <3 lelusantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante se sentir bem, e mais importante é sentir bem e com saúde, né? Tenho que aprender isso também. Não descuida de ti não. Obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  8. AH Herlene, se aceite como é, poxa. As coisas irão começar a melhorar,acredite. Há uns 3 anos atras, eu tinha 20 kg a mais do que eu tenho agora. Me sentia feia e mais ou menos como você se sente, só que ao contrário, sabe? Mas sabe, as coisas para pessoas ''muito gordas'' ou ''muito magras'' são mais difíceis quando a gente mesmo não se aceita. Ache a resposta naquilo que te impede de comer direito. Sabe como eu vivo? De dieta, pra não engordar, tenho sempre que esquecer de comer besteiras, sempre com horário pra comer tudo, calculando as calorias e detalhe: só coisas saudáveis . Faça o mesmo, só que ao contrário. É fácil pra mim ? Não! Mas eu não desisto, gosto de estar mais magra. Se você deseja estar mais gordinha, lute por isso também . Esteja sempre comendo coisas saudáveis , leva na bolsa biscoitos, cookies, frutas como banana , vitaminas (abacate é ótimo) , proteínas, carnes, queijos(principalmente),leites e alimentos com gorduras boas (amendoim é uma delas, meu prof. de biologia que disse), coisas assim ajudam na formação dos tecidos e você engorda com saúde! Procura uma nutricionista, saia com amigos para alguma lanchonete para que ''comer'' seja algo divertido tbm e etc. E olha, você é bonita do jeito que é. Se quer mudar, mude. Mas para se sentir melhor, não que isso seja uma obrigação , viu? Força total aí, sei que consegue. Eu consegui, pq vc nao pode? (mesmo que tenha sido o ''inverso'') ! Beijão. (se quiser ajuda estamos ai, de engordar eu entendo kkkk.)

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se mostra alguém que segue regras fixas, pra alcançar suas metas e isso é bem legal. Queria ter tamanha determinação. Não é que eu queira ficar ''gordinha'', eu quero ser saudável e ficar no meu peso ideal.
      Muito obrigada pela força, Sabrina!

      Excluir
  9. Gostei muito do blog e principalmente do conteúdo bem interessante.
    http://www.imperfeitaadolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Comigo têm acontecido o contrário, eu tenho exagerado demais e, das nossas atitudes, nenhuma é válida pra saúde.

    Te cuida, menina!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou agora com 50 quilos redondinho.Mais é uma luta já que perco muito rápido o que eu ganhei.Eu pesava a 2 anos atrás 38 quilos e comecei a tomar remédio de engordar por causa disso.Usei só 2 caixinhas e ganhei 5 quilos o resto foi com o tempo.Não vou tomar mais nada porque minha mãe não deixa hahaha Mais é muito dificil..não sei porque tenho este metabolismo.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...