Síndrome de Sansão?

sexta-feira, 23 de novembro de 2012



Não é de hoje que se pode perceber como a sociedade associa cabelos compridos à feminilidade pura, onde as longas madeixas ao vento são tidas como as principais responsáveis da sedução da mulher. Em contra partida, o cabelo curtinho é visto com outros olhos. Olhos de julgamento, daqueles que secam, só por estarem ‘levemente’ em sua direção e te rebatem numa grande muralha. É como se a mulher com cabelo curto não fosse feminina o bastante para se sentir bem daquele jeito.

As pessoas podem até não escancarar sua opinião, que no fundo, é facilmente perceptível. Cabelo curtinho pra nossa sociedade ‘moderna’ é sinônimo de ser lésbica ou ter alguma doença que causou a queda do cabelo. Porque afinal, na teoria deles, ninguém pode querer de boa vontade, cortar tanto as madeixas assim. Será mesmo? A força da mulher está nos cabelos? E não em seus pensamentos? Suas atitudes?  Em suas reações diante um mundo que a trata como objeto desde o início dos tempos?


Todo este contexto acaba por emergir os seres humanos num oceano de ignorância. Haja vista, que estereotipar o outro é mais fácil e rápido, do que conhecê-lo e assim emitir algo a respeito. Julga-se o livro pela capa e não se preocupa, nem ao menos, em folheá-lo.  

Que meio social é esse, onde não se pode ter a liberdade de cortar o cabelo como bem quiser? Que não se pode fazer nada sem o receio do que as jurados da vida real vão argumentar? Cabelos valem mais que ideias? Se for assim, tudo está ao avesso mesmo e a luz do fim do túnel, parece não se aproximar. Você ainda tem esperança que isso possa mudar? 


Seleção de lindos cabelos curtos:





Uma foto colorida, só porque achei muito fofa para deixar em preto e branco, rs.



Música viciante e uma super propaganda da Natura:





Observações da autora:  
Orgulho-me de garotas de atitude, daquelas que não se importam nem um pouco em radicalizar no corte de cabelo ou de sair vestida como bem quiserem por ai, porque acima de tudo, o que vale é ter ESTILO e se autoafirmar de uma maneira interessante, mostrando sempre que não vão seguir por uma linha, só por ser o padrão atual. Gosto de quem quebra estereótipos, de quem vive cada dia como se fosse último.Não me encanto por cópias, gosto do que é original e único.












7 comentários:

  1. Eu, apenas amei este poste.
    Adoro todos os tipos de cabelo desde os longos aos bem curtos, dos naturais e aos super coloridos.
    Eu não havia reparado que havia todo esse preconceito por conta dos cabelos talvez por os meus serem longos, sei lá.
    E concordo quando você questiona:"Cabelos valem mais que ideias?"
    Isso não eh admissível em um mundo que se diz globalizado.

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas tem esse preconceito, mas digo que muitas vezes ele parte mais das mulheres que dos próprios homens. Homens sabem admirar a beleza da mulher não só pelo cabelo, mas como um conjunto. E cabelos, curtos, muitas vezes são mais bonitos que compridos. Pois quem os usa está de bem consigo mesma e tem um estilo próprio.

    ResponderExcluir
  3. Opaaaaa!!! Adoooorei com esse seu cantinho, amei viu....É muito preconceituoso a maneira como as pessoas te rotulam pelo cabelo, é verdade....Cabelo liso é sinal de "gente boa", e, por ai vai...Gostei muito daqui, voltarei, bjokas...seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei mais de cabelo longo, e é questão de gosto mesmo, não de preconceito ou opnião imposta pela maioria!

    ResponderExcluir
  5. Falou tudo!

    E esses cabelos estão lindos!

    já estou te seguindo e curtindo a fan page!

    passa lá no meu pra conhecer

    http://www.vitrinedeestilo.com/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de cabelos curtos. Usei-os quando pequena - e quando eram lisos, claro, haha - e usaria-os novamente se fossem lisos ou bem cacheados. Mas como eles são indefinidos, não seria uma boa ideia.
    Pessoas com preconceito a respeito disso - e de qualquer outra coisa - realmente deveriam fazer consultas psicológicas a fim de tratar a origem de tanto medo - sim, porque preconceito não passa de medo mascarado - e parar de mimimi. Como dizia Renato Russo: quem insiste em julgar os outros sempre tem alguma coisa pra esconder.

    ResponderExcluir
  7. Adoro cabelos curtos, para mim é sinal de atitude. Quando criança usava muito o cabelo channel, sempre curtinho. Depois de um tempo deixei os cabelos crescerem, e de uma hora para outra acabei radicalizando e deixei as madeixas curtíssimas, me inspirei na Mandy Moore para o corte, adorei e não me arrependo. Eu acho que o cabelo ajuda a demonstrar a personalidade da mulher juntamente com aquilo que ela expõe das suas ideias. Cabelos vão sempre crescer então é bom arriscar e se jogar em novos cortes, arrisque-se.

    http://garotadeveneta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...