#SuasPalavrasDEScomplicadas: Síndrome de Dezembro, por Ana Carolina.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Participando da tag #SuasPalavrasDEScomplicadas, temos a blogueira, Ana Carolina. Ela tem 16 anos, é estudante do Ensino Médio e mora no Rio Grande do Sul. Vamos conferir o texto que ela preparou sobre essa época de final de ano?  

Eu poderia começar escrevendo novamente aqui todas aquelas coisas que a gente deseja que dezembro trouxesse. Todos os sorrisos que novembro me levou e blá, blá, blá, que vocês já estão cansados de ouvir, em todo o inicio de mês. Afinal posso dizer que dezembro é o mês considerado diferente, seja porque para os estudantes é mês de férias, de datas comemorativas, natal, que para muitos significam confraternização em família, encerramento do ano, amigo oculto, etc. 

Mas para mim, eu começo dizendo, na verdade lembrando, o quanto o mês é triste, é um mês de dor, que se mistura com a saudade. A ausência, o sentimento de perda, de amor, um vazio eterno que é a saudade da minha mãe. Mais do que isso são as fortes de lembranças de como tudo aconteceu, do quão é doloroso a perda.

É o mês em que ela faria aniversário, dia 5 de dezembro (dez dias antes da sua morte, em 15 de dezembro de 2006). Eu com 10 anos, apenas uma criança que não conseguia entender a razão pela qual deus tinha tirado ela de mim, tão cedo assim como meu pai. Mas bem, esta é outra triste história. E de lá pra cá já tive muitos altos e baixos (...).

E assim, acho que me traumatizei um pouco deste tipo de data comemorativa. Acho que quando a gente perde alguém assim tão perto do natal, é bem complicado, pois o que seria uma festa de alegria se torna algo mesmo, digamos, forçado. Que sabemos que por trás está a falta daquela pessoa que não estará mais ali conosco.

Engraçado, mas eu só tenho a descrever que em meus últimos anos, o mês de dezembro é bastante complexo, além do que eu já falei de ser triste. Enfim, apesar de estas datas nunca passarem em BRANCO, é uma sensação diferente. Posso dizer que o natal de 2006 está relacionado à tristeza, e em 2007 e 2008, simplesmente não consegui lembrar, acho que é a dona memória que não quis me ajudar. Bem, 2009 achei que deveria ser tranquilo, porém sofri um pequeno acidente onde eu caí e levei três pontos, em plena véspera de natal, no qual passei com o lado da família paterna (bem com a minha outra irmã e afins). Já 2010 foi um ano péssimo, cheio de problemas, mas o ano de 2011 foi razoável. E agora em 2012, bem, após o falecimento do meu avô em 30 de outubro, acho que não será dos bons, e sim, como o de 2006, talvez. Mesmo assim, acredito que esta má fase do trauma eterno de dezembro será um amenizada, pois 98% das férias estão ai. E talvez ai a síndrome de dezembro passe. Ou não (...)

3 comentários:

  1. é não tenho o que dizer, nem todo natal e fim de ano significa festas alegrias, mas que vontade que me deu de esse ano fazer diferente...ano passa meu ano novo foi sem nenhum glomour sabe passei na casa da minha vo coisas simples mas so aquele sentimento de estar reunido com a familia não supera festas e bebidas com os amigos! hehe

    beijão

    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É uma honra ter participado da sua tag #SuasPalavrasNoComplicando, bem já disse que para mim é uma honra imensa, ter meus pequenos textos palavras, que eu tento escrever nesse blog que eu tanto admiro.
    E mais uma vez Obrigado pela chance de participar dessa tag, adorei e realmente foi surpreendida ao ter o texto selecionado!
    Muito Obrigado, mais uma vez Herlene por mostrar meu pequeno espaço, textos através de ti que é uma blogueira super talentosa e seu blog também!

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci a Carolina esses dias, para ser mais precisa, ontem.

    @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...