Porque igualdade não é tão difícil de se entender assim...

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Peguei  essa montagem de alguma página feminista no Facebook que não lembrou o nome no momento.
Quem souber, é só dizer que coloco os devidos créditos. 


Tratar assuntos sérios e polêmicos, na esmagadora maioria das vezes, acaba resultando em discussões, extremamente, desnecessárias e que não levam à lugar algum, senão a constatação da ignorância de certas criaturas.

Assim, como tudo na vida, existem temas que parecem causar pane no sistema de muitos, sendo que com o pouco de paciência para refletir e permissão para tirar as correntes da mente, seriam compreendidos com facilidade e tranquilidade semelhante à de um monge. Mas isso também não quer dizer que você tenha que mudar seus valores pra passar a apoiar o que antes discordava. Longe desse autoritarismo. Mas o que custa conhecer a verdade por trás de tantas deturpações? Porque falar sobre o que não se tem conhecimento algum é um erro sem precedentes.

Um caso, claríssimo, de assunto que as pessoas não conhecem direito e mesmo assim teimam em espalhar afirmações que em nada condizem com a verdade/realidade é o que acontece com o feminismo. Parece ter virado modinha esse lance de falar mal e transformar feministas em monstros, propagar visões distorcidas em torno do movimento e daí pra pior. Não vou tentar explicar as diferenças exorbitantes que existem entre o feminismo e o machismo, pois isso já será pauta para um próximo texto, mas o que posso dizer com toda a certeza, é o que primeiro luta incansavelmente contra a opressão propagada pelo segundo.  

Afinal, homens e mulheres são ‘diferentes’? Óbvio que sim. Assim como qualquer SER HUMANO é diferente um do outro, sem ter a necessidade de ser cópia de alguma imposição banal. Ninguém deveria ser julgado, menosprezado, humilhado, sofrer violência, ou seja, lá o que for, simplesmente, por não fazer parte do que é dito como ‘gênero dominante’, ou por não ser do jeitinho que esperam que você seja. Porque ninguém tem obrigação de vestir uma máscara que não lhe cabe. Estereótipos representam um verdadeiro porre e não temos mais espaço para fabricar robozinhos que ‘andam na linha’, porque dizem que ser diferente é errado. Porque dizem que todos devem nutrir as mesmas opiniões sobre tudo e sobre todos. Espera ai, que isso já cansou faz tempo. Não perceberam, não?











5 comentários:

  1. Acho que a grande questão é as pessoas entenderem que a visão de mundo delas é só mais um dos 7 bilhões de pontos de vista sobre uma mesma verdade. Então ninguém nunca é o rei da verdade, mas você precisa aprender a ver a verdade do outro.

    Sobre esteriótipos: os odeio. Provavelmente é intrínseco dos humanos criá-los, mas é uma droga. Pegando no nível mais banal: eu usava óculos escuros wayfarer e quando o Restart virou moda no Brasil eu não podia mais usá-los porque seria taxada de colorida. Triste.

    Abraço,
    Letícia (www.outroporfora.com)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, cabe a algumas pessoas respeitarem a luta de cada um. Acho que realmente, ainda hoje, as mulheres sofrem a opressão e a desigualdade - frutos do machismo impregnados nas raízes da sociedade. Somos diferentes mas em frente a sociedade, somos todos iguais, temos os mesmos direitos. Mas tem muita gente que esquece disso e se preocupa mais com a vida alheia do que com a própria vida.

    ResponderExcluir
  3. Menina, é bem isso. Fico P da vida quando estou conversando com alguém sobre religião, política, futebol (os clássicos) ou coisa do tipo e a pessoa começa a discordar loucamente, chega a xingar por falta de argumento ou manda aquela velha "esse assunto não se discute", é um atestado de ignorância mesmo.

    Eu tenho lido bastante sobre o feminismo ultimamente, com a propagação dos movimentos e tal, é muito válido lutar por direitos já que vivemos sob visões machistas, quaisquer movimentos unidos são mais fortes, por que nós não somos só corpos com roupas mais curtas ou mais longas, somos seres humanos e diferentes, todos diferentes. Aguardo seu texto sobre o feminismo então! =D

    Ótimo texto, como sempre! haha ;*

    ResponderExcluir
  4. Disse tudo! A questao é se entender e entender *-*

    QUASEPRINCIPA/BLOG

    ResponderExcluir
  5. Realmente, tem assuntos que deixam a gente confusa! Mas acho que, no que diz respeito a esses assuntos, NUNCA se chegará a uma conclusão porque, como você disse, cada ser humano é diferente um do outro, e ninguém vai ter exatamente a mesma opinião sobre tudo com outra pessoa. É uma questão de discutir - civilizadamente, claro - e chegar a um acordo que agrade aos dois ou mais lados.

    Muuuito bom o texto, continue escrevendo coisas do tipo, ter esse tipo de conversa é sempre saudável!

    Beeeijo ;*

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...