Para o Brasil seguir mudando ?

sábado, 1 de janeiro de 2011


Neste primeiro dia, de uma nova década, nosso país acaba de traçar um novo rumo em sua história. Quebra de conceitos antigos, revolução de mentes. Agora a República Federativa do Brasil é comandada por Dilma Rousseff. A única MULHER que até então teve poder em suas mãos, mesmo que de forma temporária, foi a Princesa Isabel.
Pode parecer para muitos, simples exagero, mas não é. Dentre tantos homens que conduzem a corrupção política no Brasil, Dilma se consagrar presidente (ou presidenta, tanto faz, de acordo com a liberação feminina) é mais uma vitória para as mulheres que já sofreram inúmeros preconceitos. Podemos sim, ocupar cargos onde a maioria é masculina, temos direitos equivalentes, queremos e merecemos o devido respeito. O tempo em que a mulheres ficavam de ser forma presas as ordens do marido para cuidar dos filhos e da casa já é passado. O direito ao voto foi um gigantesco avanço que conquistamos, e agora presidir uma nação é algo maior ainda.
Acredito fielmente na competência de Dilma. Mesmo que tendo do dia para noite abocanhado o mais elevado patamar político com a ajuda de seu padrinho popular, ela tem experiência de vida e isso é fundamental para zelar por toda uma população. Participou de grupos armados de resistência à Ditadura Militar em vigor no país. Em 1970, foi presa, torturada e condenada, tendo seus direitos políticos cassados por 10 anos.  Em 1979, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fundado pelo ex-governador do Rio Leonel Brizola, após a anistia política aos opositores da ditadura. Foi a partir daí que Dilma começou a exercer cargos públicos. Em 15 anos, foi Secretária de Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre, presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações. Em 2001, ela se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Durante o primeiro mandato do governo Lula, foi ministra de Minas e Energia. E esse foi sempre o motivo para que Lula afirmasse que ela conhecia muito bem o país. Dilma também foi guerreira ao vencer um câncer em um momento bem próximo ao lançamento de sua candidatura. Não estou aqui para supervalorizar a pessoa de Dilma Rousseff. A intenção é de apenas contar um pouco de sua trajetória ao Palácio do Planalto, sede do governo nacional.
Ao analisar nossa presidenta com mais calma, é notável perceber seu gosto por falar (típico e inerente às mulheres). Seu discurso de posse no Congresso, por exemplo, demorou 40 longos minutos. Onde relatou suas metas e prioridades para mandato e por diversas vezes se emocionou, pois mesmo com aquela cara de malvada, todos possuem sentimentos e necessitam expressar os mesmos.
Afirmou ao término de suas palavras, que será a presidenta de TODOS os brasileiros, até para os que não votaram nela. Claro, Dilma, atitudes separistas seria algo impossível de se aceitar. Foi firme ao dizer que prefere o barulho da imprensa livre, do que o silêncio das ditaduras. E por fim, citou um trecho de um poema de Guimarães Rosa: 
"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

E não podemos esquecer o que foi Luiz Inácio Lula da Silva para o Brasil. Tivemos crescimento econômico, social, cultural e de forma reduzida, político. Ele errou muito e foi bastante omisso, mas também realizou coisas boas, então fica aqui o meu: ‘’Muito obrigada, Lula!’’.
Como brasileira apaixonada por meu país, desejo que este governo que se inicia hoje, traga prosperidade e alegria para nosso povo tão carente de ajuda. ‘’Não adianta dar o peixe, tem que ensinar a pescar’’.  As mudanças precisam acontecer. A grandeza de nossa população e de nosso Brasil, não pode ficar abandonada assim. Eu vou ficar de olho em como essa história vai prosseguir e espero que vocês também. 

Dilma Rousseff recebe faixa presidencial de Lula

7 comentários:

  1. Bem, não votei na Dilma, nunca votei no PT, não simpatizo com ele muito menos, mas fazer o que? Não acredito realmente que ela tenha experiência o suficiente para assumir uma Presidência, mas acredito que ela tenha competência e vontade. Primeiro não deixa de ser bom o lado dela ser uma mulher (quebrando paradigmas) isso é bom, em segundo, só posso torcer e desejar que ela desempenhe bem o papel de representante master deste País, desejo-lhe BOA SORTE!!!!
    Bjk

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não nutro muita simpatia pela presidente, mas admiro a sua história de luta contra a ditadura.
    Sinceramente espero que ela consiga governar o Brasil com a maior competência, sem a ajuda ou influência do Lula, como foram na eleições.
    E olha moça, estou impressionada com o seus textos, meus sinceros parabéns, Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Acho uma otima um post assim.
    É muito importante que se tenha uma certa mudança na politica do país e colocando uma mulher no poder da Presidência.
    Que seja um governo sincero e limpo.
    Otimo texto.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramnete ... ela é muito diferente do LULA.. tem que ver que não se pode cobrar dela um "terceiro mandato" do Barbudo.. ela tem seu próprio estilo.. no mais, é sorte.. e vamos torcer, para o bem de nós todos. Belo post, Herlene..

    ResponderExcluir
  5. Lula fez um excelente governo e a Dilma irá seguir a mesma linha, não por ser "capacha" do Lula, mas por compartilhar da mesma ideologia. O País vai continuar crescendo PARA TODOS, e não apenas para a minoria burguesa. E que as viúvas do FHC aguardem mais 8 anos para tentar alcançar a presidência novamente, o que acho difícil, pois o país também cresce em consciência política.

    ResponderExcluir
  6. Agora é torcer pra dar certo. Quem sabe com uma mulher presidindo um país one milhares de mulheres morrem todos os dias a gente possa ver alguma coisa mudar?

    Gde bjo,

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu texto, é uma pessoa que está bem informada e sabe o que diz. Quanto ao fato de uma mulher no poder, espere que outras virão logo em seguida pois esta é a tendencia do mundo moderno, as mulheres cada vez mais ocupando cargos de poder. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...