Estresse, o Mal do Século.

terça-feira, 12 de abril de 2011



É bastante comum, ouvirmos alguém dizer ‘‘Me deixa, tô estressado/a!!!’’ Mas o que é o estresse (ou stress)? Quais suas causas e consequências? Como amenizar seus efeitos? Existe cura? Vamos tentar responder algumas dessas intermináveis questões sobre esse poderoso mal do mundo moderno.

Segundo a Wikipédia, o estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.
Exemplos de estressores:
  • Desprezo amoroso
  • Dor e mágoa
  • Luz forte
  • Níveis altos de som
  • Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crónicas, desemprego e amnésia.
  • Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro
  • Trabalho/estudo: bullying, provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos
  • Relacionamento pessoal: conflito e decepção
  • Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia.
  • Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil).
  • Idade
  • Calor

Para um ser humano em ‘‘ponto de ebulição’’, a mínima coisa possível, pode ser motivo para uma grande explosão de raiva, ódio ou outros intensos sentimentos. Isso acontece quando? Não tem momento exato. Mas o normal é você ir acumulando emoções e chega uma hora, que não há mais espaço para tanta informação mental e você acaba entrando em uma altamente séria crise de nervos. Como se acalmar? Mas será que é possível, quando o que mais se quer, é destruir o que encontrar pela frente? Jogue pra longe toda essa sua força que te deixa mal. Grite alto sua dor, apenas tenha cuidado com suas ações nestes momentos de fúria. Cuidado para não magoar quem não tem simplesmente nada haver com isso. 

Todos nós temos nossos ‘‘dias ruins’’, pois isso faz das características humanas. Passar por esses dias e continuar inteiro/a é essencial. Respire fundo, tente relaxar e siga em frente. O mundo moderno oferece inúmeros meios e diferentes formas para te irritar, mas você é capaz de vencer essa luta. Acredite nisso e procure armazenar em sua alma, somente energias positivas, só assim será fácil resolver os problemas que aparecerem em seu caminho.


Outras imagens que resumem bem, o tema ESTRESSE!!! 
Estresse com a família.

Estresse no emprego.
 
Estresse na escola.


Estresse no trânsito.
Se estressar é fácil, ficar calmo/a é que é muito difícil, então:  
RE-LA-XE! 


E você? O que acha sobre o estresse? Anda estressado demais? Agora é a hora de dar a sua opinião. Vá ali nos comentários (descomplicaram) e diga o que acha sobre esse assunto tão atual e presente em nossas vidas. 

13 comentários:

  1. Não é a toa que dizem que a depressão é o mal do século. Cada vez mais tem gente depressiva no mundo, e o pior de tudo é o depressivo ser tratado como "fresco", o como "covarde". Depressão é uma doença, e como doença deve ser tratada.

    eu sei bem o que é deixar de acreditar em si mesmo. Nada passa a fazer sentido na vida, e a gente não tem motivação pra nada. É horrível. Penso que o primeiro passo pra sair da depressão é passar a acredita em si mesmo, olhar pra o espelo e dizer: eu posso! Mesmo que tudo em volta diga que não, a gente tem que acreditar em si. Se eu não acredito em mim, quem vai acreditar? rs

    Mto bom o texto, como todos os outros!

    ResponderExcluir
  2. Olha, parece que vc sabia o que eu estou passando. Eu estou indo no psicologo duas vezes por mês por causa de stress elevado. Desemprego, distancia da familia, problemas financeiros e tudo isso foi gerando sérios problemas que afetaram o meu organismo.
    Hoje eu me alimento mal, meu intestino está desregulado e sinto dores fortes de cabeça, insonia e as vezes depressao... causados pelo stress.
    Tenho melhorado muito, mas sei como é isso, mas tem cura sim, basta querer e correr atrás. E procurar somente estar de bem com a vida, acima de tudo.
    Parabéns pelo texto, útil e necessário.

    ResponderExcluir
  3. O estresse é algo tão sério, que leva a depressão rapidamente e ai sim, é que a pessoa não encontra saída para escapar disso. É preciso ter muito cuidado para não ''cair em uma esrascada'' dessa. Obrigada pelo seu comentário, Weslley.

    ResponderExcluir
  4. Geralmente enontramos mais dificuldade em não discontar em quem não tem nada com história. MUITA CALMA NESSA HORA!

    ResponderExcluir
  5. Estresse e depressão sempre estão ligados um no outro. Eu tenho doença autoimune por causa de estresse, e por causa disso desenvolvi depressão. Se a pessoa nao se cuidar, entra num roda e depois fica difícil pra sair!

    ResponderExcluir
  6. Rapha, fico feliz pelo texto representar alguma utilidade para você, mesmo que de forma indireta. Ninguém está imune a este terrível mal, que é o estresse, mas somos fortes e capazes de reverter a situação, por mais impossível que isso possa parecer. Obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  7. Aninha, mesmo que a raiva seja imensa, não podemos afetar as pessoas ao nosso redor com isso. Precisamos pensar bem, antes de tomar qualquer atitude. Obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  8. Já passei mto por isso, mas hje vejo q ganho mto mais se nao me extressar... por isso toda vida q vejo q vou me extressa respiro fundo e conto de um a dez(funciona mesmo viu)
    belo post. bjss (@Cacoliveira)

    ResponderExcluir
  9. Anderson, estresse não leve a nada mesmo não, mas é complicado de se conter. Será se essa técnica funciona mesmo hein ? Ou é tipo a de ''contar carneirinhos''? kkk Acho que depende do nível de estresse em que se está, mas vale a pena tentar. Obrigada pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  10. É stress leva a depressão e vice-verso.. é uma linha muito tênue entre as duas coisas.

    Pra vc fugir do stress é preciso muita organização do seu dia, vc tem que acordar e traçar objetivos do teu dia e é essencial vc tentar separar um momento para sua diversão, ou descanso mesmo... não pode querer agarrar o mundo todo de uma vez porque não vai dar certo.

    acho que organizar-se, é a melhor saída pra fugir do stress... mas tb deve haver cuidado pra organização não virar uma obcessão tb.. enfim, viver é um exercicio diário na corda bamba hahaha

    @imcarlosjunior

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  11. O meu caso está mais para procastinação. Que está relacionado com o não alcançe de seus objetivos, e com isso vai te deixando pra baixo

    ResponderExcluir
  12. Júnior, muito obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  13. omenino, isso é uma super verdade mesmo viu. Não alcançar sucesso no que deseja, é também grande causa para a ocorrência do estresse. Vou falar algo bem clichê, mas que resume a ideia sobre isso: ''É preciso não desistir jamais de seus sonhos!''
    Obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...