A arte de fazer a diferença

quinta-feira, 2 de junho de 2011


A falta de consciência do ser humano perante assuntos verdadeiramente importantes vai muito mais além do que se pode imaginar. Se sua vida está boa, pra quê se preocupar com o que acontece ao seu redor, não é mesmo? Se você seguir por está linha de pensamento estará cometendo um grande erro. Não adianta tentar se esquivar dos problemas que afetam a nossa sociedade, pois se lembre: você também faz parte dela e precisa ajudar no que diz respeito ao comprometimento em atitudes de cunho social. 

Não é totalmente necessário participar de forma direta de ações desse tipo, mas indiretamente você será capaz de se tornar uma espécie de ferramenta essencial para resolver ou pelo menos amenizar o impacto de tais graves problemas. São estes, por exemplo, violência, drogas, acidentes de trânsito entre muitos outros. E perceba que cada problema social leva a um de igual ou pior nível, o que acabando gerando um caos sem fim que explode normalmente nas mãos de quem não tem nada haver com isso. 

Mas você pode chegar a esse ponto da discussão racional e se perguntar: ‘‘O que eu posso fazer? Qual o primeiro passo que devo tomar?’’ Busque vasto conhecimento sobre a tese que pretende defender e lutar. Depois disso, basta partir para a prática. Crie, elabore ideias com a ajuda de outras pessoas com objetivos em comum aos seus. Transforme essas ideias de revolução em atitudes concretas e que sejam de fácil compreensão e que se direcionem diretamente ao tema abordado. 

Vidas interrompidas por erros que poderiam ser evitados? Por quê? Os acidentes de trânsito têm como base a irresponsabilidade e imprudência. Certos motoristas quando estão no comando de um carro, se acham os donos do mundo, os poderosos, os que podem tudo. O mesmo ocorre com que pilota moto.

Mas nem tudo está perdido. Existem procedimentos que podem e devem ser tomados e que já salvaram muitas vidas. Os principais são: 

 


  • Jamais dirija após ingerir bebidas alcoólicas - porém se desejar fazê-lo reconheça que seu "tempo de reação" ficará alterado e, portanto procure dirigir em velocidades muito mais baixas do usual na via que estiver trafegando.
  • Não utilize drogas antes e nem durante a condução de veículos. Embora algumas drogas sejam usadas para estimular habilidades, com relação ao "tempo de reação" produzem efeito comprovadamente contrário;
  • Reduza a velocidade quando seu estado emocional estiver comprometido ou evite dirigir;
  • Mantenha sempre distância de segurança em relação aos outros veículos;
  • Utilize sempre e adequadamente os dispositivos de segurança;
  • Respeite e procure entender a razão da sinalização de trânsito, isto poderá evitar um acidente;
  • Evite colocar-se em uma condição causadora de acidente;
  • Finalmente, considere que todo acidente pode e deve ser evitado.
E diariamente, tenha esse pensamente: A arte de fazer a diferença que o mundo tanto precisa vem de você. Faz a sua parte, que tudo ficará bem.

4 comentários:

  1. Faz um tempão que não leio os textos do seu blog, acho que passarei um mês aqui para cobrir minhas dívidas kkkkk
    Quanto ao assunto de hoje, seria bom as pessoas tomarem uma atitude de verdade pois conciência a maioria tem, mas vontade de fazer a diferença... é muito conformismo e acomodação.
    A esperança é a última que morre.

    ResponderExcluir
  2. Todo dia eu fico impressionada com o egoísmo humano, no trânsito por ex, as pessoas fazem questão de passar na sua frente, de lhe cortar, de não lhe dar preferência, e eu penso nisso, parece que o mundo é só delas, cadê o senso de humanidade, de irmandade, infelizmente .. acho que nunca existiu. Nessa acontecem acidentes, acontece de gente que bebe dirigir, como se nada mais importasse, somente os problemas delas. O assunto é tão expansivo que se fosse falar aqui 0,001% levaria 1000 linhas. Ótimo texto e assunto Herlene. Conscientização é o que todos precisam. Bjk

    ResponderExcluir
  3. Ta ae uma campanha legal que já fizeram com esses textos e ainda mais você ajudando a conscientizar cada vez mas seus leitores.

    A participação da sociedade é muita, mas entrar na cabeça e fazer seguir a regra não fazem.
    Sendo um estudante publicitário, viso muito algumas campanhas de cunho da conscientização, e essas da direção e álcool vi muitas, e trata bem a mensagem seria , mas mostra na realidade com o "tom" de comédia.

    ResponderExcluir
  4. É bem verdade isso, Dannilo. Muitas pessoas tratam tal tema com intensa indiferença, como isso fosse uma coisa qualquer e sem importância alguma e acabam levando-a com um lado errado. Para chamar a atenção do povo sobre o perigo de ser inresponsável no trânsito, não precisa necessariamente fazer da abordagem uma coisa engraçada. Basta ser claro, objetivo, direto e impactante. Quem parar p/ pensar e refletir com seriedade, vai logo entender a mensagem.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...