Da difícil arte de manter um blog.

terça-feira, 2 de julho de 2013


Tem quem pense que basta correr pro blogger ou wordpress (as plataformas mais populares) criar um blog em uns poucos minutinhos, colocar nele um nomezinho contendo a palavra teen, garota alguma coisa ou qualquer outro clichê e pronto, num piscar de olhos você se tornou uma/um blogueira/o especialista em T-O-D-O-S os assuntos... Será?

E aqui vale destacar um das lições que aprendi no semestre passado da faculdade e que levarei para o resto da vida: Encaixar termos como TODO, TUDO, NUNCA, JAMAIS, etc em ‘afirmações’ é um profundo e asqueroso erro, afinal, generalizar é umas das piores coisas que alguém pode fazer. Pois você acaba reduzindo o particular a um pedacinho sem importância nenhuma e que só serve como quantidade para aumentar o geral. E pior ainda é generalizar sem a menor consciência do que está fazendo, que é o que acontece em inúmeras ocasiões.

É, claramente, perceptível, a massa excessiva que se tem por ai de post’s plagiados, sem a menor vergonha na cara. Parece que há uma gigantesca onda de preguiça para inovar, criar algo diferente, que rodeia a blogosfera e outras esferas da real life também. Parece mais um bando de gente sem noção, copiando e colando, copiando e colando... Terrível ciclo vicioso. 

Da irônica página ''Tu que é blogueira''.

Será que pensar é tão cansativo assim? Será que é mesmo necessário que, a maioria dos blogs de garotas, tenha o tão famigerado ‘look do dia’? Tirar fotos com roupas que você usa todo maldito dia e coloca-las no seu bloguinho rosa choque não faz de você uma blogueira feat. it girl coisa nenhuma. Mas sim, mais uma garotinha feat. maria vai com as outras. Mais uma ovelhinha do rebanho. Sai dessa antes que você se afunde por completo! E não, gente, eu não estou sendo radical, só cansei de ver ‘mais do mesmo’ em 90% dos blogs que vejo as pessoas divulgando por ai, como se fossem a ‘oitava maravilha’ do universo.

Outra coisa que cansa a minha beleza é que essa galerinha também se acha no direito de falar sobre tudo e qualquer coisa, como se fossem especialistas, formados e pós-graduados naquilo. E quando você vai ler, se depara com atrocidades, coisas ridículas, sem pé nem cabeça. Poupem-me, viu! Isso é mais uma atitude típica das pobres ovelhinhas desse tosco rebanho. Porque emitir opinião é uma coisa, falar qualquer merda, só porque a maioria está falando é outra com anos-luz de diferença.

Daqui.
A intenção com este post meio-desabafo-meio-crítica não é pisar nos sonhos de ninguém, e sim abrir as mentes para a ideia de que não se faz uma ‘vida bloguística’ na rapidez de como quem está apressado e vai tomar banho.

A gente deveria aprender mais com os erros e, principalmente, com o tempo, pois ele é quem mostra os caminhos mais coerentes a serem seguidos. Eu, por exemplo, em agosto faço 3 anos como blogueira no DEScomplicando (sem contar que antes tive outros blogs, que acabaram não vingando) e ainda sim, não me sinto experiente na área como gostaria.

Se já tarefa difícil manter um blog ativo e atualizado com conteúdo de qualidade por um mês, imagina por quase 36 meses... Mas eu não desisto. Já passei e passo frequentemente por inúmeras crises de falta de inspiração, mas nem por isso eu me forço a postar, a escrever o que sei que não vai sair, só pra dizer que postei... Nada disso. Tenho respeito profundo pelos meus leitores  e quero levar somente o melhor para eles, então, gostaria que na condição de leitora, outras/os (pseudo) blogueiras/os tivessem o mesmo respeito por mim. Creio que não esteja pedindo nenhum absurdo. Ou não?











8 comentários:

  1. Concordo plenamente, eu não aguento mais entrar em um blog ver um post legal e no outro dia a metade do planeta esta falando sobre a mesma coisa, só que de forma reduzida e muitas vezes errada! Também não aguento ver mais "bloguinhos" de moda que surgem todo dia, é estressante! Por isso eu tento sempre fazer coisas que eu nunca vi antes no meu blog, e também sei o quanto é difícil, mas apesar de não me considerar um "Ais" da blogsfera, eu estou tentando melhorar a cada dia e seria muito animador se desse para perceber que os outros 99,9...% da blogsfera fizessem o mesmo, assim como dá para perceber isso no seu blog!

    Beijos, Uma quase nerd!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua postagem em partes. Sim, na blogosfera tem muitas meninas que fazem postagens ''tipo-look-do-dia'' e algumas delas, apenas fazem por fazer ou porque famosas fazem. Quem começou essa vibe toda foi a dona do blog ''Hoje vou assim'' (esqueci o nome dela) sem nenhuma pretensão de ser blogueira de moda, ela só queria mostrar pras outras pessoas seus looks diários e essa moda pegou , vários blogs hoje em dia fazem isso, inclusive eu no meu. Comecei a fazer a pouco tempo porque EU GOSTO muito de tirar fotos , aliás, sempre gostei essas coisas de menininhas (maquiagem, looks, etc...) só que no blog não consigo falar dessas coisas (nunca pensei em ter um blog de moda). Então um dia tentei fazer fotos só das roupas que eu uso nos finais de semana (não é todo dia que eu uso roupas super fotografáveis) nos FDS me produzo melhor, eu gosto , acho legal e muitos leitores e amigos gostaram também da ideia. Acho errado dizer o que fazer e o que não fazer por aqui, sabe. Isso é muito relativo. Às vezes as pessoas só querem ter um blog por que gostam, mas ter um blog não significa que você deve ser totalmente diferente (se a gente ficar se prendendo no que os outros acham, como seremos diferentes?). Todo mundo que eu conheço quase tem um blog, então, no mínimo, temos características semelhantes. Mas é aí que tá - temos que fazer diferente, mesmo que os meios sejam iguais. Acho que essa dica vale pra vida também.

    Eu gosto de ter um blog pela liberdade que ele me dá, sem estereótipos, essa coisa toda de eu conseguir falar o que eu gosto e de algumas pessoas gostarem de mim mesmo assim. E se algum dia eu perceber que estão encaixando todos aqui em algum esterótipo e tudo mais, eu não vejo razões para continuar isso tudo.

    Sobre os conteúdos, eu concordo, acho fundamental pesquisar bastante em várias fontes antes de escrever sobre qualquer assunto. Sou muito detalhista com isso, e pesquiso demais sobre tudo que irei abordar pra cometer os menores erros possíveis e conseguir mostrar meus ponto de vista. E ainda tenho muitas ideias para o blog, mas não tenho pressa. Um dia elas sairão da cachola! Tempo ao tempo (primeiro tenho que cuidar da minha alma rs)- sempre penso assim, que a vida da gente e mais importante do que isso tudo aqui [minha opinião]

    Eu adoro ser blogueira e como você, também não me acho mega-experiente. Aliás, me acho uma novata! Só com uns 10 anos de blogosfera que eu acho que já terei compreendido um pouco disso aqui. Acho que o que faz você um blogueiro de verdade é você ser você mesmo, sem se importar com o que os outros vão pensar. Feminista , fashionista, gordo, magro, cristão, ateu... não importa < ''ser você ''é a coisa mais única que tem a oferecer ao mundo, sua essência. Isso não tem preço [não ainda] rs. <3

    Parei de filosofar aqui. Sempre escrevo comentários enormes em postagens sobre esse assunto - aff ¬ [releve os erros]

    BEIJO,
    Bina do Spiderwebs

    ResponderExcluir
  3. Amiga-blogayra Sabrina, quase fiquei cega tentando ler seu comentário INTEIRO, pq que COMENTÁRIO, hein? Tava inspirada, né? HAHA :P
    Então, só pra ''me explicar mais um pouquinho'': Eu quis deixar super claro que não tava querendo dizer que o fulano ou s/cicrano deveriam fazer, longe de mim, mas quis deixar claro também que não concordo muito com essa quantidade absurda de ''mais do mesmo''. Isso cansa e cansa e cansa...

    Beijo!

    PS: Muitíssimo obrigada por dedicar tamanha atenção ao meu post e comentar tantão assim *--------------------*

    ResponderExcluir
  4. Nossa como tem gente que complica.. Na real? Odeie essa pagina. è como se fosse uma afronta para as blogueiras.. Pior que tem mais de 2 mil pessoas curtindo e provavelmmente nem entendendo o real da pagina..

    Mais não é esse o foco. O fato que na verdade tem muitooos blogs que mostram o look do dia sem ao menos saber o pq, como a Sabrina disse por causa de um famoso que postou..

    Na minha opiniao post sobre look, maquiagem e coisas assim, deveriam ser postados sommente pata blogs voltados a isso ou tipo que nem a sabrina que gosta de mostrar as roupas qe usa no fim de semana.. Confesso que ja tentei essa tag, mais isso não é para mim, então desisti.

    O importante é sempre renovar, criando coisas novas sem dar Ctrl+C,Ctrl+V. Pessoas acham que fazendo isso se tornam blogueiros. Coitados!

    Mal sabem que a vida de um blogueiro, não é só escrever e ter boas fotos e bom designr, não adianta nada ter tudo isso se o conteudo não é bom, as coisas vao fluindo e a dedicaão tbm, se não tem inspiração, busque um hobbie ou tente buscar algo na vida, ouvindo as musicas certas - pelo menos cmg isso funciona. kk

    Enfim.. Achei interessante esse assunto, foi mais para desabafar. Até poderia dotar a ideia com créditos claro, mais consta outros planos em mente..


    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  5. Estava pensando nisso faz uns dois dias :) E sim Concordo, certos blog não tem a própria "alma" pode se dizer, é muito blog com tanta futilidade que é até chato...
    Tenho um ano e meio de blog... E com certeza tenho que melhorar bastante... ainda estou me descobrindo. Mas gosto do seu blog e outros pouco por ser autêntico, tá de parabéns pela postagem :)

    ass: Jefferson C.

    http://domeushow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Leeene, esse é babado! Toda vez que chego num grupo daqueles de divulgação, vou procurando algo interessante pra ler e, se pá, encontro um link bom, é raríssimo. Pra todo lado que se olha tem projetos de it girl, até que uma ou outra se salvam. Tento fazer do meu blog legal por que me apaixonei por isso, só por escrever a opinião e ver alguém chegar e comentar se é contra ou a favor, e a coisa fica ainda mais interessante quando é uma opinião contrária.

    No começo até tentei usar um pouco de beleza, mas falava pouco sobre unhas por que cuidava insistentemente das minhas, hoje nem tanto, essa febre passou, não é pra mim. Muitas vezes passo dias sem escrever sem ter o quê, pelo fato de não ter definido diretrizes pro meu blog, quando vou escrever tem tanta opção que falta vontade ou criatividade. Nem sempre sai algo bom, mas eu vou tentando. rs

    Beeeijos Lene, ótimo post, como sempre, né?!
    :*:*:*

    http://mostcaffeine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acabei de conhecer seu blog, já estou seguindo muito lindo aqui, vou voltar sempre! Visite o meu também? http://iricardodesigner.blogspot.com.br/ Beijos :B

    ResponderExcluir
  8. Eu entendi bem o que vc quis dizer, e eu concordo, não tenho nada contra pq cada um cada um né, mas sou nova na blogosfera e tento fazer o meu melhor. Acho q está faltando inovação nisso td, é td sempre a mesma coisa...mas enfim, gostei muito do seu post...

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...