Nada de comemoração, mas um dia para reafirmar a nossa luta!

sábado, 8 de março de 2014

Indiretas Feministas.

Caso a maioria ainda não saiba, eu me assumi como feminista no fim de 2012 e desde então, tenho percebido muita coisa que antes, meus olhos tapados pelo forte e rígido sistema patriarcal, não me permitiam enxergar, mesmo que tudo estivessem ali, bem na minha cara.

Então, o básico que aprendi desde então é que o famoso ''dia internacional das mulheres'' (hoje, 08 de março) não é bem um dia para comemorações, flores, faixas, bombons e os superficiais e hipócritas desejos de ''feliz dia das mulheres'' (principalmente, aqueles vindos de gente que produz e reproduz machismo o ano in-tei-ri-nho).  Porque não precisamos da hipocrisia de um sistema que nos oprime, nos silencia, nos estupra (em todos os sentidos impossíveis e inimagináveis) e faz de tudo para pisotear em nossa autoestima, anular nossa existência, fazendo com que nós, mulheres, acreditemos que somos inferiores aos homens, apenas por sermos: Mulheres.

POR FAVOR, NÃO CAIA NESSA CILADA! VOCÊ É IMPORTANTE!

Parabéns, presentinhos, lembrancinhas e sorrisinhos não nos bastam. Mesmo que eles jurem o contrário, não somos tolas. No fundo, sabemos que o 8 de março é mais um dia de luta contra a opressão que as mulheres sofrem desde que o mundo é mundo.

Em resumo, gostaria de dizer que o Feminismo (sim, o movimento mais odiado e não compreendido pela maioria) é a mais forte ferramenta de resistência que nós, mulheres, temos diante de todo esse caos repleto de machismo, racismo, homofobia, transfobia, lesbofobia, gordofobia, bifobia etc em que somos obrigadas a sobreviver todos os malditos dias. 

Porque o Feminismo é sobre sobrevivência. NÃO É O CONTRÁRIO DO MACHISMO. NÃO É SOBRE MULHERES QUERENDO SER MELHORES QUE OS HOMENS. Feminismo é sobre revolução. É sobre luta. Sobre os direitos das mulheres em não se sentirem desconfortáveis em seus próprios corpos.


E não sei vocês lembram, mas ano passado, o blog DEScomplicando montou um especial sobre o 8 de março (clique aqui e confira!), com textos de algumas convidados sobre temas com temática feminina. Mas como mudei minhas concepções e aprendi bastante de lá pra cá, esse ano, pensei fazer algo um pouquinho diferente e maior. (Nossa, que ousada!)

Sendo assim, convidei algumas feministas lindas e companheiras de ativismo da internet (Danny e Wanessa estarão aqui pelo 2º ano consecutivo, olha que lindeza) para escreverem a respeito de tão fatídico dia...

Ok, confesso que não me programei com antecedência, mas pretendo postar dois textos ainda hoje e os outros no decorrer da próxima semana. Todos os textos que serão postados aqui no DEScomplicando têm a sua devida importância e validade, pois nenhuma mulher merece ter seu discurso de luta silenciado. Afinal, infelizmente, isso já é tarefa do patriarcado.

Espero que acompanhem tudo que está por vir! Obrigada pela atenção ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...