Como estrelas na Terra, toda criança é especial.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Momentos que tocam nossos sentimentos e proporcionam reflexões de vida são sempre válidos. Por estes dias, tive a oportunidade de assistir ao emocionante filme indiano: “Taare Zameen Par – Every Child is Special“ que traduzido para o português, quer dizer ‘’Como Estrelas da Terra - Toda criança é especial’’. Este foi passado aos alunos, referente à recentemente conhecida por mim, disciplina de Formação Cidadã e confesso a vocês, os meus sinceros e verdadeiros elogios a tal produção cinematográfica.
A história narrada no filme é do pequeno e frágil, Ishaan Awasthi, de 9 anos. O menino faz parte de uma família comum da Índia. Seu irmão é o primeiro aluno da turma, o que mesmo não acontece com ele, que já está prestes a repetir pela 2ª vez o terceiro ano (no sistema educacional indiano).  Sofre diariamente com gritos de pessoas sem sensibilidade alguma e que possuem total ignorância perante as dificuldades alheias. Mesmo tendo tudo para ser mais um na multidão, Ishaan possui uma gigantesca imaginação que é incompreendida pelo mundo.
O garoto não consegue acompanhar as aulas e nem focar sua atenção nos estudos. As letras dançam em sua frente, como diz. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e o trata com uma indiferença assustadora. Em atitudes desesperadas em busca de afeto, Ishaan acaba não sendo o ‘’filho dos sonhos’’. A escola chama seus pais, para falar de sua situação. As professoras reclamam muito sobre seu comportamento em sala e a ação que resolvem tomar, é mandá-lo para um internato, onde o lema é “disciplinar cavalos selvagens”. O resultado inicial é adverso ao que era esperado. Ishaan fica deprimido por estar longe da família e até sua paixão pela pintura é deixada de lado por um tempo. O momento felizmente se transforma, com a chegada de um professor substituto, Ram Nikumbh, uma ser humano incrívelmente belo, que realmente se importa com os outros, tanto que também presta seus serviços em uma escola para crianças com necessidades especiais.
Nikumbh logo percebe que Ishaan tem algum problema, pois sempre está triste e sozinho. Em um ato de heroísmo quase inexistente nos dias atuais, o professor entende que o menino precisa de ajuda e que seja rápida. Em um instante do filme, comenta algo do tipo, que os olhos de Ishaan gritam por socorro. O diagnóstico de dislexia fica claro então, o que leva Nikumbh, a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. Para isso, ele tem que informar ao diretor da escola, o que deseja fazer para auxiliar e orientar nosso protagonista.
Após ir à casa da família de Ishaan, conversar  diretamente com os pais dele e conhecer um pouco mais sobre como o garoto era, antes de se ver em uma confusão mental, por ser considerado um ‘’estranho no ninho’’, o carismático professor de Artes dá uma aula, mostrando à seus alunos e ao principal interessado, que Einstein, Agatha Christie, Da Vinci e Tomas Edison eram disléxicos e sofreram na infância, mas nem por isso deixaram de ser os gênios naquilo que faziam com tamanha exuberância. Nikumbh  então, confessa secretamente a Ishaan, que mesmo sendo um perfeito educador, ele também já teve esse problema. O menino consegue compreender, que não era o único com esta limitação de aprendizagem.  Que com esforço próprio e dos demais, poderia muito bem, reverter essa situação.
O filme segue mostrando o professor ajudando Ishaan por um bom período. Aos poucos, Ram Nikumbh se torna o responsável por trazer de volta a alegria ao rosto dessa criança.
Uma espécie de campeonato de pintura e desenho é organizado na escola, que faz com os personagens até então distantes por laços de uma sociedade indiana que valoriza com rigor a hierarquia de suas classes, se unirem e entenderem que a relação harmoniosa entre professor e aluno é o essencial para que o ensino seja transmitido com êxito.
Ishaan com sua pintura autobiográfica, ganha a competição e se sente bem por estar finalmente sendo valorizado por seu jeito, sem precisar de um rótulo dado pela comunidade em vive. E nos prova, que o objetivo da humanidade de sempre querer formar apenas pessoas para obterem sucesso profissional a todo custo, não é mais importante que a FORMAÇÃO DO CIDADÃO, daquele que possui características, atitudes e ideias diferentes e mesmo assim, igual a qualquer outro e tem equivalentes oportunidades de ser capaz e conquistar seus sonhos.
O filme finaliza com a escola entrando em férias, os pais de Ishaan, vão até lá para o buscarem e receberem dos professores, um relatório sobre seu filho. E com surpresa, são recepcionados  com vários ‘’parabéns’’ exaltados de felicidade e orgulho  sobre o progresso extraordinário do garoto em Matemática, Gramática e nas demais disciplinas.
O pai de Ishaan, que no começo achava que o professor Nikumbh só podia estar querendo algo em troca por todo aquele auxílio prestado, fica bastante emocionado e chega a afirmar diante do mesmo, que não sabia como agradecer por tudo que ele havia feito. A cena de conclusão dessa magnífica produção de cinema é quando Ishaan volta correndo do carro de sua família para abraçar o professor que tanto o apoiou e foi seu guia em um mundo em que tudo era até então esquisito para um simples garoto de 9 anos.


3 comentários:

  1. Gostei muito do texto falando sobre o filme. Mesmo contando alguns detalhes sobre ele, gostei da visão particular que vc teve e que passou para nós leitores, aquela vontade de assistir ao filme.
    Vi o trailer e me interessei em ver-lo, ainda mais porque fala de uma sociedade tão complexa e mal entendida como a indiana. Com certeza bons ensinamentos ele vai trazer.
    Parabéns! Gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Os filmes indianos como sempre revelam coisas particulares que nenhum outro filme no mundo é capaz.
    E sua descrição me deixou com vontade de assistir! \o/
    Gde beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ow Herlene vc escreve tão bem, passa tão bem o que vê ao seu redor, o que sente.. espero de verdade que você consiga algo muito especial em sua vida, pq vc é capaz de muito mais. Parabéns pelo resumo desse filme tão lindo. O mundo precisa exatamente de pessoas como este professor, que é muito mais do que um professor, é um anjo, que apareceu na vida desse outro anjo.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...