Da série: Quando os Vícios vencem a Vida

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tema em pauta: Vícios em geral e a morte de Amy Winehouse
.
Antes de qualquer coisa, vamos ao significado de Vício segundo a Wikipédia: (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito") é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa.

Vícios são coisas que fazem esquecermo-nos do ponto onde termina o limite e de onde começa o exagero. Estamos todos nos conduzindo cada vez mais para uma vida tão robotizada, que procuramos suprir de alguma forma o prazer e satisfação pessoal, que não somos, mas tão capazes de sentir naturalmente. 

Apegamo-nos a coisas sem importância real de maneira altamente intensa e isso acaba por tornar-se uma válvula de escape da nossa realidade infeliz. Esta válvula, em igual tempo, é extraordinariamente perigosa e prejudicial para nós mesmos e para os que estão ao nosso redor e que nos amam. 

Procurar alternativas para amenizar a dor, o sofrimento que este tão confuso, estranho e malvado mundo nos proporcionam, não é e nunca foi um crime. O problema está em quais são essas alternativas. É preciso tomar cuidado para não transformar o que era ruim em algo pior ainda. Mas como detectar quais os tipos de vícios que podem ser considerados bons e quais devemos nos manter a quilômetros de distância? Essa separação nem sempre é realmente coerente. Cada sabe o que faz bem para si, ou pelo menos deveria saber. 

Mas essa é a verdade escancarada aos nossos olhos. Nós podemos até pensar e quem sabe ter a certeza, mas a grande maioria não tem a consciência do que faz bem e do que é realmente bom para si. E assim, estas almas fragilizadas em busca de tranquilidade e calma a qualquer custo, se vêem encurraladas numa espécie de dimensão paralela. Onde na percepção deles, os problemas do dia a dia não existem e tudo aparenta ser lindo e perfeito. Assombroso engano.

Costumamos taxar alguém como viciado quando esta pessoa realiza uma ‘‘ação’’ por repetidas vezes e isso passa a fazer parte da rotina, da vida do indivíduo de um jeito catastrófico e quase percebe que não poderá realizar a mesma, ele entra em uma desesperadora crise de abstinência.  Como se recuperar? Como ajudar? Contar com as clínicas de reabilitação é a única solução? Não. Mas é a mais rápida e quem sabe, a mais eficaz. 

Tal assunto é largamente extenso, então o blog DEScomplicando na tentativa de alertar melhor a todos sobre drogas e alcoolismo, vai trazer inúmeras informações complementares na série de textos: ‘‘Quando os Vícios vencem a Vida’’. Pois todo e qualquer conhecimento extra sobre tal problema é sempre bem vindo.
Dependência química é algo tão grave, que para os poderosos de plantão é preferível ser deixado de lado nas discussões políticas e sociais, pois não é pro lado deles que a porca torce o rabo, mas sim para as famílias dos dependentes. 

Não tomamos consciência do tamanho e da gravidade da situação até o momento em que isso chegue até nós através da morte de um parente, amigo ou até mesmo um conhecido ou quem dirá um ídolo da música. 

Partindo agora para a questão vícios e meio artísticos, a última perda sentida foi com a morte da cantora Amy Winehouse. Nossa! O quanto já se falou da morte dela né? Vocês já devem estar exaustos com tanto bafafá pra lá e pra cá, com tanta gente que só espera alguém morrer pra ter realmente pauta para o seu programa, com tantas homenagens toscas e por ai vai... 

Mas a Amy é um grande exemplo que podemos tomar para as nossas vidas, sim, é isso mesmo. Pelas fotos que a maioria faz questão de espalhar por ai com altos tons de gozação: sarcasmo e ironia é que podemos notar a que nível pode chegar a degradação do ser humano. É lógico que pelas imagens só percebemos sua degradação física, mas e a mental? Só quem sabia disso era a própria Amy e essa deveria estar mais destruída ainda. 

Particularmente falando, eu não era a típica fã de carteirinha da Amy, mas tinha e tenho total consciência do seu espetacular talento. Ela sempre me passou a imagem de uma pessoa frágil que pedia socorro, mas que todos fingiam não ouvir, pois o que queriam realmente dela  era sugar seu talento o máximo possível, sem expressar dó nem piedade pelo o que poderia estar passando.  Trágico e triste fim, procurado por ela mesma e incentivado por quem não a ajudou quando teve oportunidade. 

Amy estava só, talvez desde que a vida dela começou a seguir este rumo não esperado, ela sempre esteve sozinha.  E para encerrar este ciclo, ali estava Amy, mais uma vez sozinha e assim ela morreu.  Não posso confirmar essa teoria de solidão extrema em que a cantora vivia, mas tudo leva a crer que foi assim que as coisas transcorreram. 

Analisando as composições artísticas de Amy, é fácil notar a obsessão que a mesma tinha pelo amor e pelo constante desejo de estar sempre acompanhada.  Nunca li letras de músicas tão autobiográficas como as de Amy. Ela retrata em sua arte, a própria vida, em todos os sentidos, citando principalmente as drogas.  
A verdade clara e mais do que sincera é, ninguém pode julgar a Amy. Certo, ela se não se tornou um exemplo majestoso de pessoa, ou seja, aquelas tipos corretíssimos que se acham incapazes de cometer erros. Mas gente, quem não comete um errinho sequer não é ser humano, o que é então? Talvez um extraterrestre, porque vamos combinar que achar-se perfeito o bastante para jamais errar é sinônimo de burrice, isso sim. 


Amy era uma pessoa como qualquer outra, repleta de defeitos e qualidades não conhecidas pela maioria. Sua grande diferença, para nós ‘‘pobres mortais’’, era a fama ocasionada por seu talento inquestionável. O mundo da música se encheu de um silêncio assustador. A causa da morte dela ainda não foi confirmada pelos especialistas do caso E tudo isso está gerando uma polêmica absurda. 

É horrível o sentimento de vazio em mim, e sei que este também toma conta dos corações de milhões de pessoas, por conta da morte da Amy. E a revolta vem por saber que o que acabou com sua vida e lhe tirou o direito de buscar a felicidade através de sua maravilhosa arte de cantar foi o maldito vício.

Amy Winehouse ditou moda, com seus olhos bem marcados e puxados como os de uma felina. 
Amy inspirou cantores com sua voz forte e que se fazia presente ao entoar qualquer canção que fosse. 
Amy já podia ser considerada uma lenda antes mesmo de morrer, pois talento não lhe faltava.
Seu corpo enfim descansou, mas seu tralhado ainda será reverenciado pelas gerações futuras.

7 comentários:

  1. excelente texto , infelizmente sobre um tema triste só que bem atual e mais ainda tema que uma verdadeira macula no ser humano, pois existem muitas "Amys" , não famosas , sem taleto... só que se entregam o vício , perdem a alma e perdem por fim a vida , parabéns pela visão ampla de um assunto tão complexo>

    ResponderExcluir
  2. Um texto melhor que de muito jornalista que escreveu sobre ela. Abordou um tema muito atual e instrutiva fazendo a gente refletir melhor sobre a vida da Amy.
    Adorei seu post Herlene, a melhor abordagem do falecimento da Amy que eu li até agora, e espero que mais pessoas leiam e pensem antes de criticar-la.

    ResponderExcluir
  3. Análise maravilhosa desde o primeiro parágrafo, aonde descreve-se o significado (as vezes mortal) de VÍCIO ... "DEFEITO" ... mania exagerada: "Coisas que fazem esquecermo-nos do ponto onde termina o limite e de onde começa o exagero." Personalidade fraca, carente, sem auto-estima ... que levam a atos suicidas como os de usar drogas, de beber descontroladamente ... DIFICIL de criticar quem as usa como também as pessoas envolvidas... Pais, irmãos, amigos, companheiros ... cansados de tanto tentar, de tanto falar, que acabam de repente perdendo as forças, e desistindo de salvar aquela criatura perdida, iludida e sem amor próprio, porque na verdade, só a própria pessoa é que pode se salvar .. Amy foi apenas uma vitima, diferenciada pelo seu TALENTO musical, pela sua voz marcante. Ela pediu em quase as letras de sua autoria SOS: "Me ajudem! Me amem! Cuidem de mim..". Existem milhÕes passando pelo mesmo sofrimento e fraqueza que ela. DROGAS é uma arma poderosa do Demônio há séculos.
    DEUS CUIDE DESSAS POBRES ALMAS PERDIDAS.
    Parabéns pelo texto, futura Dra. Psicóloga HERLENE :)

    ResponderExcluir
  4. Super Realista, obrigada pelo seu comentário e parabéns pra você, que conseguiu perfeitamente compreender cada palavra do meu texto.
    Você entendeu tudo que eu quis transmitir com a minha argumentação sobre o tema. E eu também concordo com suas palavras de um modo geral. Você resumiu muito bem o desejo da Amy: "Me ajudem! Me amem! Cuidem de mim..." Ela e muitos que estão na dependência química, clamam por isso, mas ninguém quis nem quer ouvir. E quando não aguentam mais, pois foram abandonados pelos os que não estavam nem ai para eles e os que os amam de verdade, não suportam mais e perdem as forças para seguir lutando, eles terminam sozinhos, feito a nossa querida e eterna Amy Winehouse.

    ResponderExcluir
  5. É, linda, talentosa, tinha uma vida inteira pela frente.. Mais uma que foi vítima do vício e tá fazendo falta ):

    ResponderExcluir
  6. AMY SE TORNOU MAIS UMA "IMORTAL" ... PASSARÃO OS ANOS E NUNCA MAIS SERÁ ESQUECIDA ... SEJA PELO TALENTO, SEJA PELO CASTIGO DO USO DAS DROGAS. VAI COM DEUS AMY.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelos lindos comentários de vocês.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...