A minha preferida (até o momento) |
Personagens
- Mafalda: A personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens.
- Papá: O pai trabalha em uma companhia de seguros, adora cultivar plantas em seu apartamento e entra em crise quando repara na sua idade.
- Mamã: Típica dona de casa, não completou os estudos (por isso é vista como medíocre pela Mafalda), entra em conflitos com a filha quando prepara sopas e macarrão.
- Filipe (Felipe): Um sonhador que odeia a escola, mas que freqüentemente trava intensas batalhas com sua consciência e seu senso nato da responsabilidade. Foi inspirado pelo jornalista Jorge Timossi, um amigo de Quino.
- Manolito (Manuel Goreiro "Manelito"): O filho de um comerciante, mais preocupado com os negócios e dinheiro do que com outra coisa, não gosta dos Beatles e é um estudante que tira notas baixas (menos em matemática, por causa das contas que aprende no mercado do pai). Representa o conservadorismo capitalista na obra, apenas pensando no lucro do armazém de seu pai. Também adora inflações dos preços, pois assim acha que está lucrando.
- Susanita (Susana Beatriz Clotilde Chirusi): Uma menina fútil. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. É uma grande fofoqueira e egoísta, e sempre encontra um jeito de falar sobre o vizinho do irmão da cunhada de alguém.
- Guille "Gui" (Guillermo, "Guilherme"): O irmão caçula da Mafalda, esperto para sua idade, é retratado como uma criança que começa a perceber o mundo.
- Miguel "Miguelito" Pitti: Amigo de Mafalda, um pouco mais jovem do que os outros. Filho único, com um personalidade única, mas com um coração enorme. Miguelito tem dificuldade de compreender o que Mafalda pensa, sempre entendendo os conselhos de sua amiga de maneira literal. Além disso é um personagem egocêntrico, que parece achar que o mundo gira à sua volta.
- Liberdade (Libertad): Uma minúscula menina. Todos fazem o comentário óbvio sobre seu nome. Gosta das coisas simples da vida e seus pais são jovens idealistas, a mãe é tradutora, o pai trabalha em um "empreguinho", por isso moram em um pequeno apartamento.
- Burocracia: É a tartaruguinha dada por seu pai a Mafalda e Guile. Foi batizada por Mafalda por ser tão vagarosa, só aparece a partir do livro "as férias da Mafalda".
Pior que eu ri |
As tirinhas da Mafalda são um tipo de recurso não-verbal, usado freqüentemente em avaliações das mais diversas disciplinas, por esse algo que vai muito além do quesito divertir. É uma forma mais simples e quase imperceptível, de se questionar sobre as mazelas sociais.
Através desta personagem tão preocupada com o todo, e não só com ela mesma, podemos aprender ‘’mais leve’’, que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e que muito menos, podemos nos esquivar de todos os problemas que assolam a nossa sociedade. O que prejudica uns, prejudica de todos. Direta e ou indiretamente.
Pois já passou da hora de nos desligarmos dessa bolha em que insistimos em vivermos sós e passarmos a nos preocupar mais com os outros. Vamos olhar mais para o que está ao nosso redor e perceber, que nada se constrói sozinho, que nenhuma estrutura permanece intacta, sem uma base forte e fixada. E principalmente, se faz necessário compreender, que não sociedade, encontra o equilíbrio, quando os indivíduos não se aceitam e nem se ajudam.
Conclusão: Fácil é falar, difícil é dar o primeiro passo para fazer a diferença, a revolução!
Herlene Santos
E você? O que acha das tirinhas da Mafalda e todo o contexto que englobam?
Deixa seu comentário, contando a sua opinião!
Fonte de pesquisa dos textos em itálico: Wikipédia
Fonte de pesquisa das tirinhas: Google Imagens
Nunca tinha parado para ler essas tirinhas, mas agora percebo que são ótimas. Criticam o mundo de uma forma não-ofensica e divertida.
ResponderExcluirBeiijos:)
http://cartasp-voce.blogspot.com/
Eu adoro as tirinhas da Mafalda, elas dizem sempre a verdade.
ResponderExcluirDá uma passadinha lá no http://paradigmafashion.blogspot.com/
Nunca tinha reparado na finalidade das tirinhas, mas é obvio que já vi várias por aí a fora, são famosas! Agora, posso dizer: A Mafalda é uma diva. E super concordo que fácil é falar, difícil é tomar inciativa e fazer!
ResponderExcluirhttp://senhoritaliberdade.blogspot.com/
Olha...nunca tinha parado para ler elas.
ResponderExcluirAgora estou querendo comprar. rsrs
Muito obrigado.
Um abraço.
Oi.
ResponderExcluirSou visitante e amei seu blog.
Amo as tirinhas da mafalda.
Acho verdadeiras e engraçadas.
bjo pra ti
filhadejose.blogspot.com