A gente ''não'' pode...

sábado, 27 de julho de 2013

Quando uma imagem resume tudo... Liberte-se!
A gente não pode falar de sexo, que assusta quem pensou que a gente era bobão.
A gente não pode falar de feminismo, que feminismo ganhou face de vilão.
A gente não pode lutar contra o machismo, que machismo é o poderoso chefão.
A gente não pode falar de aborto, que ninguém entende a discussão.
A gente não pode falar de estupro, que é assunto que ninguém quer ouvir não.
A gente não pode falar de sexismo, que igualdade pra eles está na mão.
A gente não pode falar de homossexualidade, que é mais bonito fazer pose de machão.
A gente não pode falar de racismo, que cota pra respeito não tem não.
A gente não pode falar de violência contra a mulher, que só aumenta a confusão.
A gente não pode falar de religião, que a igreja tem grande voz e vez nessa nação. 
A gente não pode falar de revolução, que dizem que só tem vândalo em manifestação.
A gente não pode falar de nada, que tudo é feio, errado e soa como palavrão.

Daqui, porque a Aline arrasa!

Este poema-desabafo foi inspirado pela enorme e intensa onda de censura que sinto pairando em torno da blogosfera, redes sociais e por ai vai. Espero que esteja disposto(a) a entrar nessa baita reflexão comigo e que não esqueça de deixar a sua opinião. Ok? Abraço e até a próxima!








9 comentários:

  1. Nossa, não sei direito nem o que dizer... Tô sem palavras. Seu texto fala por si só. Muito bom mesmo, e reflexivo, principalmente reflexivo!

    Odeio esteriótipos, mas hoje em dia esta cada vez mais difícil não falar deles. A sociedade esta cada vez sendo mais enganada, usada...

    E talvez se mais pessoas falassem sobre as coisas sitadas no poema e menos tivessem medo, essa situação talvez melhorasse.

    É por isso que eu amo esse blog! Rsrs'.

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  2. Como a Ingrid comentou acima: como faz pra comentar um texto que diz tudo?

    É tão comum a gente colocar na cabeça que vai falar e acabar naquela atmosfera de "vou te ignorar". Ainda insistem em dizer que política e religião não se discute, mas se alguém não for tentar discutir como vamos construir um pensamento mais crítico e reflexivo que venha a se espalhar? Fica difícil, né? Eu prefiro polemizar, mesmo que venha com todas as negações que você exemplificou em cada frase do teu texto. Insisto em acreditar que nós devemos falar de tudo e ter o direito de sermos encarados com respeito.

    A esperança de uma sociedade crítica e respeitosa é a última que morre. kk
    Ótimo texto! (Como sempre, né?) Bjos!
    maiscafeina.com

    ResponderExcluir
  3. Traz uma baita reflexão mesmo em relação à tudo que tá sendo exposto hoje por aí, com os protestos sobre os variados 'tabus' que encontramos em nossa sociedade. Mas sobre o tweet que você colocou, logo me veio à cabeça os protestos feministas com as moças indo às ruas semi-nuas e tudo mais, eu não sei muito sobre o que elas fazem, se tem algum projeto por trás, ou somente mesmo a defesa do feminismo, mas particularmente, não concordo com protestos assim ou com as 'marchas das vadias', por que vendo no meu caso, não me intitularia 'vadia' quando estou protestando para o respeito à mulher e para o respeito dos direitos das mulheres e a quebra do machismo tão presente nas sociedades. Mas essa é uma opinião minha, ainda respeito toda a forma de protesto que vise um real objetivo ou que tenha um tema relevante para a mudança da sociedade ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jeniffer!

    Entendo suas dúvidas e receios, mas a ''Marcha das Vadias'', por exemplo, tem como objetivo-mor (e creio que ainda desconhecido ou mal interpretado pela maioria) a desmistificação do termo ''vadia'', entre várias outras questões.

    Para uma leitura ''um pouco'' mais aprofundada, recomendo esse meu post: http://ahoradevirarborboleta.blogspot.com.br/2013/05/vadias-unidas-jamais-serao-vencidas.html e outro link, bastante interessante: http://www.feminismo.org.br/livre/index.php?option=com_content&view=article&id=99995740%3Arespondendo-duvidas-sobre-marcha-das-vadias&catid=109%3Aatencao

    Porque buscar informação é super importante e válido.
    Muito obrigada pelo seu comentário :) Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. ótimo post! Realmente é o que acontece, falar desses assuntos por si só e sempre ver a mesma coisa, pessoas que não fazem nada para mudar e acham que é repetitivo.
    Seu post está super reflexivo!!
    estava com saudades do teu espaço s2

    ResponderExcluir
  6. Oi! O seu "contato" está com problemas então resolvi avisar por aqui, pode apagar o comentário depois que ler se quiser, mas você está no meu blogroll c: retoque-final.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Barbara

    Obrigada por avisar sobre o problema na página ''contato'' (irei arrumar) e obrigada também pelo carinho de me incluir em seu blogroll :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. arrasou!

    olha em relação a marcha das vadias,
    eu acredito que o nome foi mal-escolhido, porque poucas pessoas entendem o simbolismo do mesmo... eu sempre apoio e vou a marcha. Infelizmente o nome atrapalha a aderência de quem não conhece o movimento.

    em relação a andar "semi-nua"... bom, ai sou totalmente a favor. Um protesto de sutiã, por exemplo, simboliza a revolta contra a cultura do estupro. Tipo isso: "olha é só um peitinho.. nao precisa ficar excitado" É aquela luta feminista contra a posição do corpo feminino como simples objeto de prazer. Não significa que as manifestantes querem andar peladas por aí, e sim que elas protestam contra aqueles que acham que o seio é um objeto sexual. E afinal, qual é o real problema de uma mulher andar sem blusa??? Pq isso deve ser atentado ao pudor?? É só um peito cara...

    Sim, vamos lá. Mas o peito é um órgão sexual... não, não é... Sim, mas é um órgão sensual, ele é estimulado durante o sexo... e afinal, sexo é muito mais que penetração. Sim!!! Mas o corpo todo não é sensual.. sua pele, nuca, coxas... tudo é estimulado durante o ato sexual.

    Bom, em alguns países muçulmanos as mulheres devem estar completamente cobertas... sabe pq? Pq elas são sexuais. Nós cobrimos os seios, pelo mesmo motivos que muçulmanas se cobrem todas; apelo sexual.

    Enfim, fale demais.
    Adorei ver uma blogueira feminista abrilhantando nossa blogesfera...
    parabéns!!

    bjs
    http://acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, a gente pode falar de tudo. O "lance" é entender duas coisas:
    1. As pessoas têm o direito de pensar diferente da gente.
    2. O que eu quero falar, nem sempre é o que a pessoa lê.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...