[SEMANA ESPECIAL DA MULHER NO DESCOMPLICANDO]: O silêncio que grita!

quinta-feira, 7 de março de 2013


Assédio moral? Ninguém merece!


Em 3 de dezembro de 2012, no bairro do Morumbi, na capital paulista , aconteceu um episódio lamentável. Uma estudante de Direito pela PUC-SP, Viviane Alves Guimarães, que tinha 21 anos, se jogou do prédio onde morava. Na época, surgiram diversos rumores sobre as causas que teriam motivado a jovem a tomar tal atitude. Tudo indicava que a jovem sofria frequentes assédios em seu ambiente de trabalho. Este cenário injusto só  evidencia a fragilidade e submissão que ainda sofre a mulher na contemporaneidade. Até quando ainda vamos ficar a mercê dessas situações?

Historicamente, a mulher nunca foi valorizada, tanto no ambiente de trabalho, quanto no lar. Para o chefe, ela era a submissa e tinha que aceitar os assédios, tanto sexuais e morais. Para o marido, ela deveria estar em casa cuidado dos filhos e do lar. Quando a mulher saiu de casa para ajudar o marido nas despesas do lar, ela foi massacrada, duplamente. A sociedade julgava e o trabalho explorava. O tempo passou e as coisas mudaram. Mas será que, de fato, elas mudaram mesmo?

Vemos todos os dias na TV, mortes e violência que acontecem a cada segundo no mundo em que vivemos, por diversos motivos e por diversas fatalidades. Vemos na TV o que ela quer nos impor, mas a história desta jovem ficou apenas como mais uma tragédia das milhares que vemos na televisão todos os dias. Viviane era estagiária de um dos maiores escritórios de advocacia de São Paulo. Familiares diziam que ela era uma pessoa feliz e que amava o que fazia. Mas mesmo assim, ela se suicidou. As causas parecem ser evidentes, mas nenhuma atitude foi tomada até provar o que de fato, teria acontecido. Um estupro, um assédio, palavras ofensivas... Ela só queria respeito. Muitos devem achar exagerada a atitude dela, mas o peso do silêncio de quem sofre é mais complexo do que parece. Viviane se silenciou e depois toda gente permaneceu em silêncio. E as coisas ainda continuam como estão.

Qual seria a solução? Promover mais iniciativas de apoio à mulher no trabalho? Mais fiscalização e multas para quem pratica esses atos de abuso de poder e desrespeito à figura feminina? Tudo isso seria pouco demais. Em primeiro lugar, deve-se disseminar a ideia na sociedade que a mulher não é um objeto, não é um brinquedo e muito menos um sinônimo de sexualidade. Esse assunto deveria ter mais destaque nas escolas, afinal, a educação é a base da sociedade e o pilar de qualquer nação. A promoção de palestras em escolas e mais notícias de conscientização na atualidade seria outra forma de lutar contra essa impunidade. Talvez até uma telenovela cuja protagonista sofresse com assédios de seu chefe, já que as telenovelas são uma das armas da mídia para mudar os costumes da população. Colocando esse assunto em evidência em horário nobre seria uma solução mais eficaz para conscientizar a sociedade sobre o assédio que a mulher sofre no trabalho.

A mulher teve que gritar muito para chegar onde está hoje, mas o silêncio da minoria grita mais forte. O silêncio da impunidade. O silêncio da injustiça. O silêncio do medo. O mesmo silêncio que nos faz aceitar como coisa normal isso tudo. O mesmo silêncio que as autoridades têm diante dessas circunstâncias. O mesmo maldito silêncio, que matou uma jovem inocente, num dia qualquer quando não lhe restava mais nada do que a vergonha do fracasso de si mesma. O silêncio da vergonha de ter a sua moral abalada e sua condição desrespeitada. O silêncio que grita nos telejornais e notícias. A sociedade doente tem que levantar e estar disposta a mudanças, visando a educação e manutenção de valores em diversas áreasCaso contrário, ainda veremos inúmeras Vivianes se jogando de prédios, e perdendo suas vidas, por não aguentarem mais o fardo da existência humana.




Texto escrito por Sabrina Gomes, especialmente, para a Semana do Dia Internacional da Mulher no blog DEScomplicando. Sabrina tem 17 anos, mora em Magé-RJ e é estudante de Letras. 








Um comentário:

  1. Adorei o texto,concordo com tudo,e é pura verdade que a educação é a base da sociedade !

    Beijinhos,já estou seguindo ;)
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...