#CoisasdoBrasil: Uma análise do momento vivido...

sábado, 20 de agosto de 2011


Vivemos em um país de heróis, de personalidades, de gente importante. É o país do futebol, das grandes produções artísticas (em especial as novelas) e dos sucessos meteóricos. Bom, este também é o país da alienação, da supervalorização dos artistas cometas, de bumbuns grandes, de seios de plástico, e músculos alterados por anabolizantes, de belezas vazias daquelas que não se põem a mesa, de compositores que nada compõem. Vivemos no país da superficialidade, de cérebros repletos de nada, onde para ser Doutor não precisa-se de doutorado, apenas se ter dinheiro. Para quê valorizar professor, se o que vale a pena são os resultados de curto prazo, é o gol do momento, o nu "artístico" mais esperado, o vídeo do youtube mais acessado? Professor... Preenche os cérebros, abre a mente para a observação da vida com criticidade, ensina a ser culto ou pelo menos a ter sempre uma segunda opinião, opção. Professor também é gente, faz do doutor, um verdadeiro Doutor, do artista, um artista completo, do jogador de futebol alguém que entende os contextos. Professor não é o salvador do Mundo, mas ajuda a formar uma sociedade de letrados e as letras sim podem salvar o Mundo, pelo menos da ignorância, do vazio, do nada. Precisamos urgentemente avançar no sentido de transformar nossa sociedade, senão o nada é o nosso fim.



Escrito por: Ana Kátia Almeida Moreira Furtado em 17 de agosto de 2011. Ela mora no Ceará e foi minha professora de Filosofia, Sociologia e depois de um tempo, de História na 1ª série do Ensino Médio.
E quando li isso que ela escreveu, é que tive a ideia para criar a tag Coisas do Brasil, por isso, este é o texto de estreia da mesma. Espero que vocês se inspirem e enviem seus textos também e não se esqueçam de comentar aqui, deixando a opinião de vocês sobre o primeiro assunto abordado.  





4 comentários:

  1. Ana, infelizmente isso não é só uma realidade brasileira e sim de escala mundial, o que muda é apenas as pessoas a serem adoradas. Vivemos em um mundo onde as pessoas precisam estar alienadas, pois em um mundo de pessoas alienadas é mais fácil do poder do dinheiro consegue o que quer.
    No Brasil, assim como em outros lugares no mundo, a educação não é a prioridade pois não é de interesse algum de nenhum governante em formar pessoas de opinião, pessoas que se revoltem com o sistema atual... Então para esse povo, tudo que dão eles estão satisfeitos.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente gostaria de agradecer a Herlene por postar em seu blog minhas palavras, externalizadas em um momento de reflexão, revolta e descontentamento em relação ao contexto atual vivido em especial no Estado do Ceará, onde os professores passam por uma greve.
    Raphael, o que escreves é uma realidade, tudo isso alcança diversos rincões espalhados pelo Mundo inteiro. Sociedade de letrados para quê? Basta "pão e circo", é melhor para dominar. A pobreza que vivemos atualmente não atinge só nossos estômagos, se estende, vai além, é pobreza de saber, é pobreza de espírito. Enfim, precisamos lutar para que essa sociedade modifique-se, pois exitem aquí e no mundo inteiro milhares de pessoas que anseiam por mudanças em todo o sistema vigente.

    Abraço a todos.

    Ah Herlene, adorei a imagem que antecede meu texto.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, em breve mandarei o meu.

    ResponderExcluir
  4. Sábias palavras minha cara amiga... paradoxalmente o prazer do belo texto e o desprazer de constatar a realidade de sua análise sobre "o momento vivido" (quisera estivesse errada!)... porém o lado bom disso tudo é que não só acreditamos nessa mudança social,como somos agentes e é isso que nos move... Valeu!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...