Certo dia, alguém me perguntou enquanto estava na escola: ''Preparada para voar?'' Eu como impulsiva que sou, sem saber sobre o que se tratava, respondi de cara: ''Mas eu não tenho asas''... Então a pessoa me explicou sobre o que realmente ela se referia. Era sobre vestibular, faculdade e afins. E essa pergunta ficou se repetindo na minha cabeça por dias e dias. Até hoje, ainda procuro uma resposta digna para tal questionamento. Mas de uma coisa eu tenho certeza, não posso me enganar nem iludir quem acredita em mim. Porque não, eu não estou preparada para voar. E não vou estar tão cedo.
Será se os adultos pensam que é assim? Num piscar de olhos e eu decido todo o meu futuro? Desculpe decepcioná-los, mas isso não se trata de um filme, novela ou qualquer história fictícia que seja. É a mais pura e complicada vida real. E nem se eu estivesse pensando nisso desde o 1º dia que entrei em uma escola, ainda sim, seria bem provável que muitas dúvidas persistissem em me deixar com dores de cabeça.
Agora que estou na etapa final. Naquilo que podemos chamar de 48 do 2º tempo. Nenhum segundo a mais. Sem chance de deixar para a prorrogação. Essa é a hora da decisão...
Mas nem mesmo com toda essa pressão, que por sinal é horrível, é possível ter plena certeza das suas escolhas. Não dá para estar completamente certa sobre nada. Nem saber o que aquilo vai lhe render no futuro. A única coisa que você pode fazer é imaginar. Elaborar suposições. Até as estatísticas são sujeitas a falhas. Haja vista, que não se pode estar 100% com o controle da situação.
Tomar decisões sérias, talvez seja a prova de fogo da vida. Aquela etapa da existência em que somos altamente testados para que saibam até onde aguentamos. Vou dar um exemplo tosco, mas é quase como se o Faustão gritasse para você: ''Se vira nos 30! Ô loco meu!'' Só que aqui estamos falando da sua vida. E isso, requer tempo, planejamento e muitas noites mal dormidas.
Eu tenho sonhos. Sempre tive. E nem sei por que, mas sinto que estou cada vez mais perto de realizá-los. A caminhada será longa. Cheia de curvas estreitas. O suor pingará até a última gota existente em meu ser. Mas eu continuarei. Eu vou reclamar e fazer drama, mas vou sobreviver. Vou seguir em frente. E quando tiver me nutrido de garra e força de vontade suficiente, eu voarei. Meu voo será alto, magnífico. Será como o entardecer. E lá de cima, eu agradecerei infinitamente por quem acreditou que eu iria conseguir.
Incrivelmente perfeito *-*
ResponderExcluirVocê consegue ficar mais maravilhosa a cada dia ;)'
'' Eu tenho sonhos. Sempre tive. E nem sei por que, mas sinto que estou cada vez mais perto de realizá-los. ''
Deus abençoe *-*
Friends distance, muito obrigada mesmo pelo seu comentário tão carinhoso e fofo *-*
ResponderExcluirAcredite em você mesma, que irá muito longe.
ResponderExcluir=D , Mutoo Boom ! Tmb pretendo voar ! ><
ResponderExcluirCreio que esta preparada para "voar" sim... comece ensaiando os primeiros vôos, os sonhos... estes vão se realizando a medida que ousar ir mais alto. Nada há o que temer, encontrara outros viajantes nessa jornada e sentirá o quanto a vida é extraordinária e que pode inclusive ser compartilhada em experiencias com outros buscadores... Boa viagem!!!
ResponderExcluirsunshine, valeu *-*
ResponderExcluirJeef, é isso ai amigo \o/
ResponderExcluirValeu pelo comentário!
Conheço pessoas que já fizeram mais de 4 faculdades e ainda não se decidiu o que fazer. Eu mesmo só me encontrei depois de 30 anos no que pretendo fazer de curso superior. Não foi fácil, tive que escolher algo que me daria mais vontade de crescer do que de ganhar dinheiro. A vida é assim, mesmo que a gente demore um dia a gente se encontra. Eu não estava preparado pra voar, agora eu acho que começo a tirar os pés do chão e você vai ser assim também Herlene!
ResponderExcluirHerlene,
ResponderExcluirA gente nunca está preparado para voar. Só se aprende a voar voando. O segredo é não ter medo de arriscar. Vá em frente, decida, faça, realize. Se nada der certo, volte pra o começo e faz tudo de novo. Isso se chama "vida"... (olha eu poético... auhauha)
Ótimo texto, como todos os outros!
A sociedade é muito imediatista, não há tempo para preparação para uma nova fase. Escolha? Intuição? Fica a cargo de cada um, é como você disse. "Se vira nos 30" rs
ResponderExcluirOlá minha linda...Mas quem aquí mesmo está preparada para voar? Tão difícil saber ao certo isso, as vezes pensamos que estamos preparadas e aí... ôps, caimos. Vc saberá a sua hora e por mais que o momento esperado por todos aproxime-se cada vez mais, a sua hora é sua e você alçará vôo como uma linda gaivota. Você saberá o seu momento e este também deverá ser o momento de todos nós que estaremos assistindo e torcendo pelo teu vôo. Beijão.
ResponderExcluirA pressão que se sente sobre o futuro é justamente quando começam a fazer este tipo de pergunta, certo? O complicado é que somos testados com a mais difíl escolha das nossas vidas, ja nos primeiros momentos da fase adulta.
ResponderExcluirParabéns Herlene, muito bom o seu texto.
Águeda,muito obrigada pelo comentário e pelo apoio de sempre :)
ResponderExcluirRaphael, também tenho essa ideia. Quero um curso que me faça bem, que me faça crescer como ser humano, a cada dia exercendo tal profissão. Não posso pensar única e exclusivamente em retorno financeiro, porque isso seria garantia de trabalho sem amor.
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário :)
Kátia, pois é. O problema é almejar tanto o voo e quando chegar o momento, cair de cara no chão. O medo de cair, faz a gente desistir de voar. Não sei se isso é bom ou ruim. Mas não tô afim de me machucar mais.
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário!
TSUNAMI E.C, obrigada pelo seu comentário!
ResponderExcluirFelipe, com certeza é esse tipo de pergunta que reflete a pressão da sociedade sobre nós. Mas dependendo de quem faz a pergunta, é até válido. Você se sente motivado... mas se não, só serve para te deixar mais angustiado.
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário!