Guia Prático de Como Sobreviver ao ENEM

quarta-feira, 19 de outubro de 2011



Dias 22 e 23 de outubro estão chegando... E o que isso significa? Que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está batendo na nossa porta. A contagem regressiva está intensa. Assemelha-se a do ano novo, pois assim como esse, o ENEM representa o início de uma nova Era na vida de milhões de jovens brasileiros. Uma etapa da nossa vida é concluída e um leque de decisões para o futuro é aberto.

Como todos dizem, ‘‘o ENEM é a principal porta para ingressar nas universidades’’ pois através dele, é possível encontrar meios para que cursar o Ensino Superior, seja algo que não pese tanto no bolso, sendo assim, um sonho possível para as mais diversas camadas da população. E atualmente, o Exame ganhou profundas proporções, que se tornou a fase única para que os estudantes ingressem em universidades e institutos federais.

O ENEM é então, uma extensa e cansativa prova, que irá testar seus conhecimentos aprendidos na escola durante todos esses anos e o que conseguiu assimilar sobre os acontecimentos no mundo ao seu redor. Além disso, é também uma prova de resistência tanto física quanto mental. 

2 dias, 180 questões, máximo de 10 horas sentado nessa maratona. Fora os dias que antecedem a mesma, que sem dúvida, toda a ansiedade e nervosismo que você estava nutrindo em meses, irão chegar a picos elevadíssimos.  

Buscando auxiliá-los e a mim também, haja vista que também irei fazer o ENEM pela 1ª vez, o Blog DEScomplicando solicitou a ajuda de pessoas que já passaram por tal experiência e que poderia contribuir  com ‘‘dicas de como sobreviver ao ENEM’’. O momento não é mais de assimilar novos conteúdos e sim, focar no fato de que a hora para provar (para si mesmo) o que sabe, chegou.

Vamos às dicas dos experts no assunto:

Camila Ferreira, 27 anos - Ceará - (Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Ceará e Engenharia da Computação no IFCE): Já fiz a prova do Enem algumas vezes. Primeiro, vá bem alimentado "porque saco vazio não para em pé"; Segundo sempre leve água e comida (eu prefiro frutas porque chocolate me acalma tanto, que me dá sono); E por fim, sempre que se sentir muito cansada de um jeito fazer alongamento. Chocolate não é ruim, ele é um ótimo energético, porém quando estou ansiosa ele me dá sono, isso é no meu caso talvez não seja o seu. E quanto aos alongamentos eu esticava tudo braços, pernas, pescoço e se isso não desse jeito eu pedia pra ir ao banheiro (pretexto pra molhar o rosto e me alongar mais um pouco). Outras dicas: vá o mais confortável possível, vá conhecer seu local de prova pra saber que tipo de roupa você poderia ir, tipo se o colégio tem salas com aparelhos de ar-condicionado e você sente frio com facilidade, leve agasalhos.

 
Coraline Gerab, 19 anos - São Paulo - (Desing de Moda - Anhembi Morumbi): Bom, na sexta feira anterior ao final de semana do Enem, eu agi normalmente, fui para escola de manhã, depois fui direto para o curso e como de costume voltei cansada. Jantei, tomei banho e dormi cedo, não peguei nem um livro para estudar de noite, e literalmente consegui ficar sossegada. Eu acho que não se deve estudar na sexta de noite ou no sábado de manhã, você não vai conseguir estudar o conteúdo de 1 ano, ou mais, em algumas horas, isso só vai te cansar. O que é necessário fazer é dormir de noite e acordar bem disposta. Eu já conhecia a faculdade onde fui fazer a prova, era pertinho de casa, mas se você não conhece o lugar, chegue cedo, pois eles não deixam de forma nenhuma, alguém entrar atrasado. Eu levei alguns chocolates, mas só por levar, já tinha almoçado um pouco antes, eu acho que a alimentação (almoço) deve ser algo que te sustente, mas não precisa mudar a sua rotina, coma algo que você sabe que cai bem ou diariamente. Cheguei à sala, meia hora antes, não tinha quase ninguém, levei um susto, porque eu não tinha recebido um papel do correio que tinha que entregar, tinha visto a minha sala pelo site, mas só com o RG consegui fazer a prova. O ruim da minha sala era que as carteiras eram universitárias e a prova era enorme, maior que o espaço da carteira, eu odeio aquelas carteiras e ficar horas nelas, é de se ficar dolorida. Qualquer barulho na sala é impossível não notar. Por isso leve para comer algo que não faça barulho, no segundo dia, tinha uma mulher com coca - cola e doritos e mais um monte de coisas, fazendo o maior barulho. E outra coisa importante, se você por acaso notar que o povo já está na redação e você está na prova ainda... NÃO SE APAVORE! 


E ai? Gostaram das ''dicas de sucesso''? Próximo post tem mais! Ah e não esqueça de deixar seu comentário viu?

8 comentários:

  1. Adorei! E acrescentando sobre o segundo dia faça logo a redação pq depois vc estará cansado e não conseguirá o seu máximo ^^.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas... não tem como não dar certo, ou passa logo de uma vez ou ganha uma baita experiencia, enfim, nenhum esforço é em vão! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas das meninas! Boa sorte aos vestibulandos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas dicas e boa sorte a todos os q vão fazer a prova.

    ResponderExcluir
  5. Kamy, muito obrigada pelo seu comentário e principalmente por sua ajuda =) Bjs

    ResponderExcluir
  6. Águeda, muito obrigada pelo seu comentário e por ser uma professora de História/amiga tão legal :) Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  7. TSUNAMI E.C, obrigada pelo seu comentário =)

    ResponderExcluir
  8. Daniel, obrigada pelo seu comentário :)

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...