Resumão especial da Eurocopa 2012.

segunda-feira, 2 de julho de 2012



Por Diego Paiva.

Chegou ao fim ontem um dos maiores torneios de seleções do mundo, a Eurocopa. Foram 16 países divididos em quatro grupos. Entre elas, duas seleções se destacaram e chegaram a final, foram elas a Espanha e a Itália. Evidentemente que não foi a final que todos esperávamos. Antes mesmo de começar a Eurocopa, as apostas estavam na Alemanha que preservou a base que fez uma belíssima campanha de 2010 com o reforço de Mats Hummels que fez uma ótima campanha pelo Borussia Dortmund e a Campeã Mundial, a Espanha.

A Itália chegou sem muito prestigio para essa Eurocopa. O seu treinador o Cesare Prandelli, fazia até então um trabalho razoável. No seu primeiro jogo teve que enfrentar de cara a campeã mundial, a Espanha. E jogou bem, tanto que arrancou até um empate por 1x1 e poderia ter vencido o jogo. A grande sacada do Prandelli foi ter colocado o De Rossi como um líbero, marcando todas as infiltrações da Espanha. No segundo jogo, a Itália jogou com a Croácia que é outra boa seleção e conseguiu outro empate, jogando razoavelmente bem, mas poderia ter perdido, a Croácia teve boas oportunidades de vencer a partida. O terceiro jogo italiano prometia um ar de drama para a Itália, porque ela precisava muito vencer a Irlanda para não depender do outro jogo da chave e correu atrás do placar e conseguiu o êxito ganhando de 2x0, com gols de Antônio Cassano e Mario Balotelli.


Nas quartas de finais, a Itália jogou contra a Inglaterra, algumas previsões davam conta de que seria um jogo fácil para a Itália, mas o jogo se desenhou de outra forma, apesar das mais de 20 finalizações a gol da Itália, a bola insistia em não entrar, muito por mérito do ótimo goleiro Inglês Joe Hart. No entanto, a Itália conseguiu se classificar nos pênaltis, a vitória foi com cara de Itália. Na semifinal, era de se esperar um dos melhores duelos da Eurocopa, muito pelo momento das duas equipes na competição. A Itália chegava com moral, jogando um bom futebol com um maestro organizando o meio. Com a Alemanha também não foi diferente, chegou com moral de campeã, depois de bons jogos e jogando aquele futebol que nós costumamos a ver depois da copa do mundo da África do Sul, ou seja, aquele futebol de agredir o adversário, de sempre procurar o ataque e com outro maestro no meio o Schweisteiger. Esse foi o melhor jogo da Eurocopa com emoção até o final do jogo.

Já a Espanha nas quartas de final, enfrentou o bom time dos franceses. A França que vinha de boas atuações e chegou prometendo fazer frente à seleção espanhola, mas o que vimos foi um passeio da Espanha que não encontrou nenhuma dificuldade para bater os franceses por 2x0. Na semifinal, a Espanha bateu de frente com Portugal. Esse prometia um bom duelo de países que nutrem certa rivalidade. No campo se destacou muito isso. Foi o jogo mais faltoso dessa Euro. Portugal conseguiu parar o toque de bola do time espanhol até certo momento. Na prorrogação ficou notável o cansaço do time português, mas eles conseguiram levar a disputa para os pênaltis. A Espanha conseguiu o triunfo. 


A final prometia um bom duelo entre Espanha e Itália, visto que as duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos e fizeram uma boa partida. A Espanha chegou a ser muito questionada sobre a sua filosofia de jogo, e a Itália chegou muito prestigiada pela boa campanha e principalmente por ter tirado uma das favoritas ao título.

Na final, o que vimos foi um show da seleção espanhola e seu questionado toque de bola. A Espanha terminou essa Eurocopa goleando a Itália por 4x0. Aliás, foi a maior goleada em uma final desse torneio. Outro tabu quebrado foi de uma seleção nunca ter ganhado duas vezes uma Euro.



Estatísticas da Eurocopa 2012:
  • Andrés Iniesta como melhor jogador;
  • Fernando Torres como artilheiro (apesar do empate em numero de gols com Balotelli, Mario Gomez e Cristiano Ronaldo, o espanhol leva a melhor nos critérios de desempate que nesse caso foi o tempo de jogo);
  • Em números de assistência tivemos novamente um empate, entre Andrey Arshavin, David Silva, Gerrard e Özil com 3 assistências cada;
  • Quem mais chutou ao gol foi o português Cristiano Ronaldo com 35 chutes a gol, sendo 15 no alvo e 20 fora dele;
  • Quem mais acertou passe foi o Xavi com 620 passes e tendo um aproveitamento de 86% dos passes
  • O jogador mais faltoso por incrível que pareça foi Mario Balotelli da seleção italiana com 17 faltas.


Fonte de pesquisa: Site da UEFA.
Imagens: Google Imagens.

P.S: Esse é o post de estreia do Diego como membro oficial do DEScomplicando.
Espero que gostem e deixem os comentários de vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...