Você sabe o que é Cutting?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011



Pela primeira vez, venho aqui no blog, falar de um assunto bastante sério, que anda afetando muitos jovens atualmente. Deixando um pouco de lado, todo o sentimentalismo dos meus posts anteriores, hoje o assunto é a prática do chamado Cutting. 

Você sabe o que é isso?

“… E Clarisse está trancada no banheiro
E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete
Deitada no canto, seus tornozelos sangram
E a dor é menor do que parece
Quando ela se corta ela se esquece
Que é impossível ter da vida calma e força
Viver em dor, o que ninguém entende
Tentar ser forte a todo e cada amanhecer…
Como se toda essa dor fosse diferente,
Ou inexistente.
Nada existe pra mim, não tente.
Você não sabe e não entende.
E quando os antidepressivos e os calmantes não fazem mais efeito,
Clarisse sabe que a loucura está presente.
E sente a essência estranha do que é a morte.
Mas esse vazio ela conhece muito bem.
De quando em quando é um novo tratamento.
Mas o mundo continua sempre o mesmo…”

 
O post se inicia com Clarisse, música do Legião Urbana, que pode fazer com a maioria das pessoas que irão ler este post, entendam o porque da prática.

Portanto, automutilação (ou cutting) é o ato de uma pessoa se cortar ou perfurar a pele com objetos cortantes como forma de autopunição ou como forma de substituir uma dor emocional por uma dor física, mas sem a intenção de se suicidar.

Estima-se que nos Estados Unidos, pelo menos 17% da população entre 18 e 24 anos já tenham se cortado intencionalmente uma vez na vida. E mais de 70% deles repetiram o ato. 

Não se sabe ao certo o porquê da pessoa praticar isto, porém especialistas acreditam que a endorfina agindo no cérebro com uma sensação de bem-estar que diminui a ansiedade e a tristeza, tornando assim a prática do cutting um vício.

O outro lado, aposta que as pessoas que praticam têm tendência a depressão e a não saber lidar com frustrações, sentimentos e pressões muito grandes e problemas de relacionamentos abalados. Normalmente a vontade de se cortar surge da culpa, que na maioria das vezes a pessoa não sabe de onde surgiu, mas necessita então se livrar dela.

Fique bem claro para quem tem um amigo ou alguém muito próximo que faz isso, é bom saber que se afastar ou dar bronca nessas pessoas, só vai piorar a situação. A melhor coisa a fazer, é manter contato, ajudar, conversar e fazer com que a pessoa se sinta segura, e mais que isso, apoiada em parar com o vício.

 Automutilações comuns incluem cortar a pele, arranhar, queimar, arrancar ou puxar a pele ou cabelo, beliscar, bater, engolir doses sub-letais de substâncias tóxicas, bater a cabeça, enfiar agulhas ou quebrar os ossos. Os alvos usuais são os braços, pernas e dorso, áreas de fácil contato e também fáceis de serem escondidas sob a roupa.


No ano passado, Demi Lovato foi internada numa clínica de reabilitação e só saiu após 3 meses. A cantora revelou que se automutilava, sofria de distúrbios alimentares, depressão e bipolaridade. A desconfiança de que Demi praticava tal ato, começou a aparecer quando por fotos, foi possível visualizar os cortes em seus pulsos, sempre com a desculpa de que  ' pulseiras muito apertadas'  teriam causado aquilo.

Na volta de tudo, Demi então escreveu e tornou single e hino de superação, a música Skyscraper onde claramente ela canta:

''Como a fumaça se dissipa
Eu me desperto e desembaraço você de mim
Isso faria você se sentir melhor enquanto eu sangro?''

Após seu retorno, Demi demonstrou a todos os praticantes e pessoas que sofriam como ela, que podem sim superar tudo isso. Aprender a ser cada dia mais forte. Ser forte contra o vicio, ser forte e sorrir sempre verdadeiramente e com ajuda das pessoas que amam e de algum tratamento tirar toda essa 'dor' interior que infelizmente acaba sendo refletida  nos cortes pelo corpo.

Saiba que com o tempo, 
estes atos se transformam em manias, 
e qualquer coisa, é motivo para se automutilar.


Confiram um trecho da entrevista de Demi, após a reabilitação, onde ela fala sobre o ato de se cortar:


 Lembrem-se: isto não é brincadeira. É algo muito sério. Você que auto se mutila, eu sei o que você passa. Procure ajuda e se apóie naqueles que ama. 

Nunca esqueçam: ninguém precisa ser perfeito. Ninguém é.

Como a própria Demi tatuou em seus pulsos um mantra 'STAY STRONG’, digo o mesmo aos praticantes: FIQUEM FORTES!
           

Post por Tia Vick

5 comentários:

  1. Não conhecia ainda, na verdade. Mas é muito bom o texto pra informar às pessoas sobre isso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sério isso hein?!

    Eu, felizmente, não tenho tendencia ao cutting 4 sure!

    Ótimo post, vc escreve maravilhosamente bem.

    =D

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Bem explicado! É bom para as pessoas saberem realmente o que é.
    Parabéns pelo blog.
    beijos

    http://dedeinwonderland.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar sobre esse assunto,mas eu não sabia que se chamava cutting. Realmente é um assunto muito sério e que os pais precisam ter atenção.
    http://amigasemgrupo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É um assunto muito sério mesmo. Muita gente se corta por bobagem, mas é um problema grave. Conheço muita gente que faz isso por isso é muito importante comentar sobre isso nos dias de hoje!

    Trashy Splash

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...