Sobre o dia dos namorados e as sociedades de consumo.

terça-feira, 12 de junho de 2012



Dia dos namorados pra mim é como um nome de uma pessoa estranha, escutado pela primeira vez. Você faz ‘cara de paisagem’ (poker face) e se pergunta se parar ‘quem é esse mesmo?’ Pois bem, é mais assim que o dia dos namorados é para mim. Mas o que esse dia? De onde ele vem? Para onde ele vai? O que ele come? (Risos)

Brincadeiras à parte, o negócio aqui é realmente sério. Como inúmeras datas que perderam seu simbolismo e atualmente não passam de algo extremamente comercial, o dia dos namorados é mais uma para completar lista. Junto, principalmente, com dias das mães e natal. Agora vem me dizer que isso é mentira ou que eu estou generalizando, que você é que estará sendo hipócrita.

A sociedade como um todo, se perde tão facilmente em um sistema doentio de consumo, que comprar presentes para o(a) amado(a) acaba se tornando algo muito mais importante do que estar ao lado do mesmo. Uma relação não se faz pela ‘’pseudo-comemoração’’ de um dia voltado exatamente para aquilo. Uma relação é uma construção de sublime intimidade, de uma união a dois. 

E não é porque durante essa época, todo tipo de mídia (em especial a tv) bombardeiam os indivíduos com propagandas melosas, induzindo-os ao consumo imediato de produtos sem relevância alguma, que precisamos sorrir abaixar a cabeça e engolir essa farsa. Nesse caso, a mídia peca pelo exagero. Lógico, eles não estão nem ai se o casalzinho está em crise ou tudo mais. Eles querem é o lucro desenfreado. E chegar a ser irônico perguntar isso, mas o que custava ser, pelo menos, um pouquinho mais natural? Porque assim não causaria tanto nojo em que percebe que todo o cenário que se faz diante do dia dos namorados, é um grande circo.

Que fique bem claro, que não estou julgando casal algum. Cada um sabe o que a data realmente significa para si. Só estou querendo enfatizar a verdade sobre esse dia. Porque não adianta ter a ilusão que será tudo flores, muito romantismo e blablabla... Será sim, a concretização do ápice das sociedades de consumo. Ou será que seu amor é medido em um dia? 

Agora que leu, comenta ai vai!
Eu expressei a MINHA OPINIÃO ;) 
Sintam-se à vontade para expressarem a de vocês também. 
Espaço aberto e democrático para discussão sadia de ideias. 



4 comentários:

  1. Concordo. Muita gente "comemora" o dia dos namorados em outras datas mas nem sente, acho até melhor isso que não tem essa exigência de presente e tudo o que é bom sai involuntariamente.

    www.garotadeallstar.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você. As pessoas acham o quê? Que todo esses comerciais na tv, todo esse bla bla bla, é por que eles ligam pro namoro das pessoas? Não aquento mais todo esse bombardeio de propaganda!!!

    Não vejo a hora desse dia acabar, de chegar logo o amanhã. Todo isso só me faz lembrar do ex. Sei que mesmo que passe esse dia eu não vou esquecer ele, mas nesse dia até ver tv ficou torturante.

    Herlene eu poderia colocar essa imagem num texto no meu blog? Se sor possível me responde tá bom.

    Palavras, pensamentos e sentimentos

    ResponderExcluir
  3. Concordo, nada contra quem faz desse dia uma data especial e blábláblá, mas eu ( se namorasse) não ia me importa com o dia de hoje, pra mim todos os dias tendem a ser especiais quando a gente tá perto de quem a gente ama e de quem ama a gente de volta.

    Beijos,
    santaironia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho o dia dos namorados uma coisa engraçada, é claro que há total interesse dos vendedores, comerciantes e enfim, há grande índice de consumismo. Mas eu levo como uma verdadeira data para rir, principalmente com as redes sociais onde os solteiros fazem piadinhas com eles mesmos de que estão sozinho, e vejo meus amigos que namoram falando sobre o presente, pois muitos esquecem-se de cobrar e as namoradas praticamente exigem. Eu acho uma data para os solteiros se desesperarem (de forma saudável é claro) e pros que estão namorando, se bagunçarem, há aqueles que vão seu um grude só e puro romantismo, e outros vão sair apressados em qualquer loja comprando um presente qualquer, enfim, não acho que tenha que ser contra ou ficar julgando. É só saber lidar.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião sobre o post acima! Juro que não vai doer nada :)

OBSERVAÇÃO: Xingamentos ou comentários que fujam, completamente, do assunto tratado no post, serão DESCONSIDERADOS!

Obrigada e volte sempre! ;*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...